A nova nomeação aponta mais uma aproximação do presidente da república com o “centrão”
Ana Clara Silveira (Redação Politibuzz)
A publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (07/05) anunciou a dispensa do deputado federal Herculano dos Passos (MDB-SP) da vice-liderança do governo. Em entrevista ao Politibuzz em março deste ano, o deputado não assinalou ter pretensões de sair do cargo. No entanto, questionado sobre o assunto, via assessoria, Passos afirmou que pediu a dispensa da função no início deste mês. Em ofício entregue ontem (06/05) ao líder do governo no Congresso Nacional, Major Vitor Hugo (PSL-GO), o deputado reforça “que a alternância nesta função oxigena os trabalhos da liderança, permitindo que outros brilhantes parlamentares contribuam com a defesa das pautas do Governo na Câmara”. Herculano ainda informou que pretende continuar na base do governo.
A indicação de Jair Bolsonaro para assumir a função de vice-líder do governo na Câmara foi o deputado Evair Vieira de Mello (Progressistas-ES). A nova nomeação aponta para mais uma aproximação do presidente da república com o “centrão”. O bloco informal reúne deputados que não são conhecidos por bandeiras políticas específicas, mas se alinham a governos diferentes independente de ideologia política e têm forte poder nas decisões da Câmara.
Além dessa mudança, o advogado Tiago Pontes Queiroz foi nomeado como secretário nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. Queiroz já teve outras experiências no ramo político e é ligado a parlamentares do Progressistas, como o senador Ciro Nogueira (PI), presidente da sigla.