O evento conta com a arrecadação de brinquedos para serem doados no Dia das Crianças
Sara Rabite
O Grupo de Aeromodelismo de Holambra e Região (GAHR) promoveu no último sábado (16), o primeiro encontro da modalidade em Holambra. O evento, intitulado AeroAmigos, aconteceu na Pista de Aeromodelismo Holambra-Apagão, localizado no endereço Santo Antônio de Posse. A programação ocorreu das 8h às 21h. Durante todo o dia foram liberadas todas as modalidades de voo, helicóptero, aviões acrobáticos, escala, treinadores, entre outros. O evento solidário teve como finalidade a arrecadação de brinquedos para doar para crianças carentes no Dia das Crianças.
Para quem não sabe, aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc). É um tipo de miniaturismo. É dividido em várias categorias, como VCC ou U/Contro, que é o voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos; rádio controlado quando o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências e voo livre quando o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista.
Um dos organizadores do evento, Iago Neves, conta que juntamente com alguns amigos, inspirados pela paixão de voar – só que desta vez com os pés no chão –, decidiram realizar essa ação solidária. A fim de alegrar muitas crianças que não tem condições de comprar um brinquedo, pediram para cada piloto levar brinquedos para serem doados no Dia das Crianças. Para Neves, o evento foi uma oportunidade para todos que desejavam conhecer mais sobre o esporte ou prestigiar o encontro.
Outro organizador do AeroAmigos Vagner Vieira falou um pouco sobre a expectativa com o resultado dessa edição. “Faremos a alegria das crianças que contam com a colaboração dos participantes para arrecadar brinquedos”, declarou. De acordo com o participante do grupo Sergio Dorta, que comtempla e pratica o esporte desde os 15 anos, para aqueles que tem interesse em ser piloto de aeromodelos é necessário ter um profissional da área por perto. “O instrutor passa as coordenadas para efetuar a compra de um aero correto”, explica. Vieira completa, explicando que no clube existem instrutores de voo que ensinam práticas e procedimentos para o uso do aeromodelo.
Foto: Organização