Hellen Piris
Se você tem uma marca, empresa ou negócio e ele não tem uma rede social própria, você não apenas pode como está perdendo clientes. Claro, também não podemos generalizar, há empresas muito segmentadas que trabalham melhor com outras estratégias, contudo, são a exceção.
As redes sociais são consideradas a vitrine do seu negócio, e é necessário que ele esteja bem-estruturado e pronto para oferecer a melhor experiência para o seus consumidores e futuros clientes.
Este conteúdo vai ser útil se você já tem uma rede social e também se você está começando uma, então fique até o final e conheça estas recomendações que se forem bem aplicadas, podem gerar resultados muito positivos para suas redes.
A persona ou buyer persona é uma representação do seu cliente real. Desenvolver ela é essencial para que você saiba como dialogar diretamente com o seu público, executar ações e campanhas personalizadas.
Se você, por exemplo, tem uma loja de roupas para mulheres adultas, é necessário definir aspectos bem específicos como a paleta de cores, a voz da marca, os horários de postagens e a frequência deles.
Além disso, a sua loja deve oferecer produtos que atendam de maneira objetiva as necessidades delas. Você pode montar looks para uma entrevista de trabalho para as mulheres que estão em fase de ascensão laboral, contar com peças práticas e confortáveis para as que têm filhos pequenos ou roupas esportivas para as mulheres que praticam atividades físicas. O importante é sempre buscar conhecer melhor seu público para entender as necessidades dele e supri-las da melhor maneira.
Postar todo santo dia é o sonho de consumo da maioria dos usuários que tem um negócio. Produzir um conteúdo traz outro e ter criatividade infinita é o que aspiramos e nos esforçamos para isso. Mas o que acontece quando essa fonte sem fim de ideias de conteúdo começa a se esgotar e a criatividade parece sumir lentamente?
Essa fase é mais comum do que você imagina, e faz parte do processo de criação e produção de conteúdo. Se esse é o seu caso e acredita que os seus conteúdos estão mais ou menos, pare por aí. É melhor postar com menos frequência, mas compartilhar conteúdo de excelência, do que insistir na periodicidade com um conteúdo de nível baixo ou que deixa a desejar.
Além de perder público e engajamento, você corre o risco de perder credibilidade como marca e esse definitivamente é um aspecto muito negativo para seu negócio. Enquanto as ideias não chovem, continue buscando referências, consumindo materiais que podem se transformar em conteúdos para suas redes sociais e buscando novas inspirações.
Sim, seguidores são importantes e é praticamente o primeiro requisito que olhamos cada vez que entramos em algum perfil. Contudo, vale lembrar que seguidores devem ser a consequência de uma estratégia midiática bem planejada e executada, e não o objetivo principal da sua rede social.
Mas, porque criar uma comunidade? Se você oferece conteúdo de qualidade, aprimora seus conhecimentos para entregar mais aprendizado ao seu público e interage com eles, você está no caminho certo para construir uma comunidade!
Com o tempo, seus seguidores vão entender que a sua marca se preocupa com eles, e essa atitude vai fazer com que se sintam valorizados e importantes, o que é um aspecto importante para seu perfil. Dessa forma, você vai fidelizar esses seguidores, torná-los clientes e eles ainda vão fazer o “boca a boca” e promovendo o seu negócio com outros possíveis clientes. Uma comunidade pequena mas unida, é muito mais vantajoso do que seguidores sem interesse, lembre disso!
Todos somos cientes de que crescimento e sucesso são o resultado de muito esforço e trabalho, esse fato se aplica na vida e também nas redes sociais.
Sim, você pode criar a melhor estratégia, analisar com cuidado cada passo que será dado, definir sua persona e ser comprometido com ela, produzir o melhor conteúdo possível para seu público e até construir uma comunidade. Mas é preciso lembrar constantemente que tudo leva tempo.
Os seguidores vão chegar, podem ir embora, aquele post que você achou que ia bombar pode flopar e o engajamento pode ser inconstante, mas calma, faz parte do processo. Foque em fazer seu melhor todos os dias, evite se comparar com outros perfis e desenvolva paciência durante a jornada. Os resultados não serão imediatos, mas se você se propor a fazer o seu melhor, eles virão, e a sensação de trabalho bem feito é extremamente satisfatória, acredite.
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