Dicas de como melhorar o rendimento acadêmico
Sabryna Ferreira
Estudar é uma arte e ficar meio confuso-perdido-cansado-estressado vez ou outra, nesse processo, faz parte. Dominá-la é um desafio desejado por muitos e conquistado por poucos. Do ensino básico ao superior, a capacidade de aprender dos alunos é posta à prova. Alguns são bem sucedidos, mas esta reportagem é para aqueles que ainda estão na desvantagem. Calma! O ano letivo está só começando, então ainda dá tempo de dar a volta por cima com estas dicas:
2. Procure pesquisar sobre quais as técnicas e métodos de estudo que mais lhe são adequados. Use os resumos que você mesmo fez. “Quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para relembrar as matérias é menor”, assegura Maura.
3. Waldirene recomenda uma prática quase desconhecida por universitários: realizar as atividades sem acúmulos. Aquela adrenalina de fazer o trabalho no dia da entrega não vai te ajudar a aprender de verdade. Ter um ambiente adequado só para os estudos e com o mínimo de atrativo para não se distrair facilmente é importante para nesses momentos. Deixe o computador, a televisão e o celular para outra hora. Ou use tudo isso como ferramenta de aprendizagem.
4. Não dormir nas aulas é fundamental. Experimente prestar atenção ao que o professor diz e procurar entender. Pergunte, anote e selecione quais são as disciplinas que precisam ser revisadas diariamente. “Organizar anotações sobre os temas vistos ajuda a aprofundar os estudos sobre os conteúdos”, indica a Maura.
5. E, como ninguém é de ferro, reserve um tempo para o descanso e lazer. Marque os amigos em memes, compartilhe essa matéria com seus colegas da faculdade/escola e curta seus familiares. É necessário esse descanso para que aconteça um aprendizado eficiente. Essa dica todo mundo vai seguir à risca, com certeza!
Links das imagens:
https://goo.gl/mDS4bd
https://goo.gl/xptaaE
https://goo.gl/j8cBEW
https://goo.gl/yia1eN
https://goo.gl/Nt1xjy