A Sociedade Bíblica do Brasil começou a revisão da versão Almeida Revista e Atualizada em setembro de 2013
Kelyse Rodrigues
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC) recebeu representantes da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) na última quarta-feira (19), para o lançamento da versão Nova Almeida Atualizada. A revisão da versão Almeida Revista e Atualizada começou em setembro de 2013. O evento contou com duas sessões, a primeira às 10h e a segunda às 19h30, com a presença do Secretário Regional da SBB e palestrantes. O material já pode ser encontrado em lojas físicas e também está disponível para download.
A Nova Almeida Atualizada foi criada devido à necessidade de trazer um texto mais fácil, acessível, com palavras de uso comum do público. A Sociedade Bíblica Unidas (SBU), da qual a SBB faz parte, recomenda que seja feita uma revisão no texto a cada vinte e cinco anos. O Secretário Regional da SBB para o Estado de São Paulo Jardel Nascimento, que participou de toda a produção da Nova Almeida Atualizada explicou sobre o processo. “A língua muda, por isso precisa ocorrer atualização. Tiramos algumas coisas pequenas, linguagens como “dar-se-vos-á”, trazendo uma linguagem mais fácil de compreender,” destacou. Foi realizada uma reunião com igrejas para saber o que as pessoas pensavam sobre as mudanças nesse novo material, e o retorno foi de que não mudassem tanto, pois já era um ótimo texto.
Essa versão foi produzida pensando principalmente nas novas gerações, que já terão uma linguagem diferente dos dias atuais. Fabiano Cohene, responsável por fazer ligações entre as instituições adventistas, falou sobre as mudanças na Nova Almeida e como foi feita a programação. ”Os Salmos estão em forma de poesia, manteve-se o padrão Almeida, mas adaptou-se para o nosso português falado, o português culto. Nós, por exemplo, não falamos mais outrem – tu, vós, foram substituídos. Vamos explicar o que mudou,” explicou.
Link das imagens: