Moda consciente

Com o selo “No alvo da moda”, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) desenvolve parcerias com marcas para intensificar o combate contra o câncer de mama

Hellen Piris

O mês de outubro trouxe consigo a força e movimentação de marcas que apoiam a luta contra o câncer de mama. A conscientização das mulheres está sendo promovida não só por órgãos governamentais, mas também através da moda. Com o selo “No alvo da moda”, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) desenvolve parcerias com marcas para intensificar o combate contra o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (ICA), foram confirmadas 16.927 mortes causadas pelo câncer de mama no ano passado. As questões que envolvem a doença podem até ser conhecidas, porém, cada vez que é detectado em uma mulher, muda completamente a vida dela e das pessoas em seu entorno. A publicitária Allana Ramos viveu isso na pele. Quando tinha nove anos, sua mãe foi diagnosticada com câncer de mama. Os pais da Allana não esconderam dela o fato, mas, como criança, não compreendia totalmente que o tratamento poderia ser efetivo. Para ela, a mãe poderia morrer em qualquer momento. Durante o tratamento, que envolveu radioterapia e quimioterapia, a família passou por momentos difíceis. “Foi um período bem tenso para a gente, mas também nos uniu bastante, porque queríamos aproveitar todos os momentos juntos”, lembra a publicitária. Ela revela que essa experiência a sensibilizou perante outras famílias que passam pela mesma situação. “Quando fico sabendo que alguém está com câncer, eu logo penso nos filhos e no drama que a pessoa deve enfrentar, de repente não podendo mais cuidar dos outros para cuidar de si”, frisa. Após ter lidado com o câncer tão de perto, Allana admira as empresas que apoiam a luta contra o câncer. Ela garante que se sente mais segura consumindo os produtos das marcas que apoiam a causa pois sabe que a arrecadação irá, realmente, ajudar quem precisa.

O Outubro Rosa, para nós, é uma oportunidade”

O mês de outubro também é conhecido como Outubro Rosa. A cada ano, mais marcas, pessoas e organizações decidem apoiar o movimento. O IBCC é uma rede de serviços hospitalares especializada em oncologia e em pessoas com câncer. Segundo Gustavo Fonseca, licenciador de marca da rede hospitalar, o trabalho de conscientização, diagnóstico e tratamento do câncer de mama realizado pelo instituto é o primordial durante todo o ano, porém, a campanha anual é muito importante para impulsionar a percepção pública. “O Outubro Rosa, para nós, é uma oportunidade para aproveitar um mês onde as empresas e a mídia em geral foca na conscientização a respeito do câncer de mama”, reforça Fonseca.

Além das ações realizadas por marcas como Hering, Cacau Show e Hope Lingerie que são parceiras da campanha, o IBCC organizou atividades relacionadas a saúde e a conscientização nesse mês. Entre elas, estão a corrida e caminhada contra o Câncer de Mama reuniu aproximadamente 7000 pessoas em São Paulo (SP), distribuição de panfletos, oferta de palestras sobre direitos e deveres do paciente, e seminários de oncologia, estética e bem-estar.

Alvo Azul

Fonseca também explica que, durante todo o ano, a rede hospitalar realiza prospecções em busca de empresas que tenham interesse em cooperar com a campanha. A parceria funciona como um licenciamento de marca. Nele, as empresas utilizam o Alvo Azul nos produtos oferecidos. O objetivo desta parceria é melhorar os serviços oferecidos aos pacientes da instituição com os recursos arrecadados na campanha. O licenciador de marca do IBCC destaca a resposta positiva por parte da população para adquirir os produtos com o selo. “Temos um público fiel – seja de ex-pacientes e seus parentes ou de pessoas que apoiam a causa e que entendem a importância de participarem na divulgação a respeito do tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil”, assegura.

 

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