Agressão contra professores

In Educação

Segundo pesquisa de 2015, 44% dos educadores que lecionavam no Estado admitiram já ter sofrido algum tipo de agressão

Larissa Schimmak

O caso da professora de rede pública em Santa Catarina, que foi agredida por um aluno de 15 anos, reabriu um debate importante no país. Dados da pesquisa de 2015 do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP), apontam que 44% dos educadores que lecionavam no Estado admitiram já ter sofrido algum tipo de agressão.

Para Rosane Capossi, professora da rede pública em Pirassununga, no interior de São Paulo, a violência psicológica existe em sua vida desde sempre. “Faço acompanhamento com psicólogo e, hoje, uso um aparelho para controlar minha pressão”, revela a professora. Ela expõe que sofre agressões verbais e intimidações de alunos pelo menos uma vez por semana.

Segundo o advogado João Henrique Sundfeld, em caso de agressão física, se o aluno for maior de idade ele pode responder por lesão corporal e até agressão à mulher. Se for menor de idade, poderá ser recolhido em uma casa de custódia depois do devido processo legal. “Lembrando que o acesso à educação é um direito e, portanto, mesmo o aluno tendo sido violento, possui o direito de frequentar a escola”, lembra Sundfeld.

No caso da Rosana, não houve agressão física, como a professora Marcia Friggi de Santa Catarina. Mas segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), essa é uma experiência vivida por muitos professores brasileiros. E, além da insegurança da profissão, os professores são comprovadamente mal remunerados.

*Foto: https://goo.gl/2Jne7q

You may also read!

Parlamento europeu aprova salvaguardas agrícolas após acordo com Mercosul

Parlamento europeu aprova salvaguardas agrícolas após acordo com Mercosul Renata Afonso  O parlamento europeu aprovou as novas medidas de

Read More...

Alerta da Anvisa aconselha a suspensão de canetas emagrecedoras

Apuração da agência revela mais de 200 notificações e riscos do uso indevido das canetas.  Vitória Amábili  A Agência

Read More...

Brasil obtém a segunda pior nota da sua história em índice de corrupção

O país atingiu 35 pontos, um a menos do que o resultado do ano de 2024.  Melissa Siqueira O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu