Haiti declara estado de emergência após fuga de milhares de presos

In Geral, Mundo

Gangues armadas são responsáveis por invadirem as duas maiores prisões do Haiti, o que gerou a fuga de mais de 3 mil presidiários.

Nicoly da Maia

O governo do Haiti anunciou estado de emergência e toque de recolher noturno neste domingo (3), após a invasão de gangues armadas nas duas maiores prisões do país, que permitiram a fuga de mais de 3.500 detentos da Penitenciária Nacional. Além disso, detentos foram mortos e funcionários feridos durante a invasão. 

O decreto de estado de emergência e toque de recolher na capital foi anunciado por meio do comunicado oficial. O toque será  das 18h às 5h e terá duração de três dias, até quarta-feira (6). Porém, as medidas podem ser prolongadas. 

Esses decretos foram tomados por motivos de segurança e ordem. “Restabelecer a ordem e tomar as medidas apropriadas para recuperar o controle da situação”, informou o governo do país em nota. A decisão não se aplica a policiais e jornalistas em serviços, bombeiros e funcionários da saúde.   

O decreto foi assinado pelo ministro da economia, Patrick Michel Boisvert, na ausência do primeiro-ministro, Ariel Henry, que viajou para Quênia em busca de forças de segurança, missão apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para recuperar a ordem no Haiti.  

Crise no país  

Os ataques das gangues vêm acontecendo desde quinta-feira (29) de forma estratégica pela capital, com o intuito de retirar o primeiro-ministro Ariel Henry do governo, que está em seu poder desde de 2021. Ele deveria ter abandonado seu cargo em fevereiro deste ano, e que também vem adiando as eleições no país, tanto presidenciais quanto parlamentares. Desde 2016 a vaga presidencial não é ocupada, como também não ocorrem as eleições no país.

You may also read!

Dormir com pelúcia vira hábito entre adultos

Antes vista como algo infantil, dormir com ursos ganha espaço entre jovens e adultos em busca de conforto.  Vefiola

Read More...

Saúde mental se torna obrigação no trabalho

Empresas brasileiras serão obrigadas a incluírem serviço psicológico. Luiza Strapassan A partir do dia 26 de maio, as empresas

Read More...

Jovens realizam intervalo bíblico nas faculdades

Os alunos se reúnem para cantar, estudar a Bíblia e orar no intervalo das aulas. Nátaly Nunes Vídeos de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu