Quatro praias do Brasil são eleitas santuário do surfe nacional 

In Cultura, Esportes, Geral, Meio Ambiente

Regiões oferecem atrativos culturais, ambientais e econômicos.

Kleber Paim

A comunidade brasileira elegeu quatro praias para se tornarem Reservas Nacionais do Surfe. As localidades escolhidas são a do Francês, em Marechal Deodoro (Alagoas), Itamambuca, em Ubatuba (São Paulo), Regência, em Linhares (Espírito Santo), Moçambique, em Florianópolis (Santa Catarina).

Inicialmente, a ideia era escolher uma das cinco que se candidataram, mas como a disputa foi tão grande, no final foram determinadas quatro. A praia que ficou de fora foi a de Sumidouro (Santa Catarina). 

Os critérios usados foram: qualidade, consistências e relevância das ondas, também características socioecológicas do surfe, cultura, história e desenvolvimento do surfe no local. 

Os quatros lugares escolhidos irão formar a Rede Brasileira de Reserva do Surfe. Os objetivos das reservas são reconhecer, proteger e valorizar ecossistemas do surfe, que acolhem atributos ambientais, culturais e econômicos. 

Próximos passos

Na última sexta-feira (30) foi feito o anúncio das praias eleitas, a partir deste dia, cada lugar deverá criar um comitê de gestão que seguirá os caminhos traçados pelo Programa de Reservas de Surfe. 

Esse programa contará com um fundo para que os patrocinadores possam ajudar com uma verba nos projetos futuros. Os comitês locais também poderão juntar verbas por meio de programações públicas ou privadas. 

Conheça mais sobre as praias

A Praia de Moçambique é a maior praia selvagem da ilha de Santa Catarina, com 8,5 km de orla. O nome da praia vem do crustáceo tatuíra, também conhecido como Moçambique, que é bastante conhecido na região.

Já a Praia do Francês foi habitada por índios Caetés e serviu como porto para os franceses que exploravam o pau-brasil, por isso o nome “Praia do Francês”. Um outro lado da praia é frequentado por vários surfistas, isso porque oferece ondas grandes e é muitas vezes chamado de Havaí Brasileiro. 

A Praia Itamambuca além de oferecer a prática do surfe, tem mergulhos, passeio de barco e stand-up paddle. Também são encontrados chalés, pousadas, áreas de camping e um eco resort. 

O projeto Tamar atua na região da Praia de Regência desde 1980 para preservar as tartarugas marinhas que desovam no mar. A água é um pouco turva e não muito salgada devido à proximidade da foz do Rio Doce. 

You may also read!

Cirurgias para lábio leporino e fenda palatina serão obrigatórias no SUS

Especialistas comemoram a conquista e reforçam a importância de um tratamento multidisciplinar para lábio leporino. Gabrielle RamosO presidente Lula

Read More...

Rotinas matinais extremas na internet: será que são reais? 

Recentemente viralizadas na internet, as rotinas matinais geram indagações se de fato aquilo é real ou até mesmo recomendado.

Read More...

Por que é mais difícil fazer amizades na vida adulta?  

Estudo indica que o círculo social das pessoas diminui conforme elas envelhecem.  Raíssa Oliveira Você sente que conforme o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu