Quatro praias do Brasil são eleitas santuário do surfe nacional 

In Cultura, Esportes, Geral, Meio Ambiente

Regiões oferecem atrativos culturais, ambientais e econômicos.

Kleber Paim

A comunidade brasileira elegeu quatro praias para se tornarem Reservas Nacionais do Surfe. As localidades escolhidas são a do Francês, em Marechal Deodoro (Alagoas), Itamambuca, em Ubatuba (São Paulo), Regência, em Linhares (Espírito Santo), Moçambique, em Florianópolis (Santa Catarina).

Inicialmente, a ideia era escolher uma das cinco que se candidataram, mas como a disputa foi tão grande, no final foram determinadas quatro. A praia que ficou de fora foi a de Sumidouro (Santa Catarina). 

Os critérios usados foram: qualidade, consistências e relevância das ondas, também características socioecológicas do surfe, cultura, história e desenvolvimento do surfe no local. 

Os quatros lugares escolhidos irão formar a Rede Brasileira de Reserva do Surfe. Os objetivos das reservas são reconhecer, proteger e valorizar ecossistemas do surfe, que acolhem atributos ambientais, culturais e econômicos. 

Próximos passos

Na última sexta-feira (30) foi feito o anúncio das praias eleitas, a partir deste dia, cada lugar deverá criar um comitê de gestão que seguirá os caminhos traçados pelo Programa de Reservas de Surfe. 

Esse programa contará com um fundo para que os patrocinadores possam ajudar com uma verba nos projetos futuros. Os comitês locais também poderão juntar verbas por meio de programações públicas ou privadas. 

Conheça mais sobre as praias

A Praia de Moçambique é a maior praia selvagem da ilha de Santa Catarina, com 8,5 km de orla. O nome da praia vem do crustáceo tatuíra, também conhecido como Moçambique, que é bastante conhecido na região.

Já a Praia do Francês foi habitada por índios Caetés e serviu como porto para os franceses que exploravam o pau-brasil, por isso o nome “Praia do Francês”. Um outro lado da praia é frequentado por vários surfistas, isso porque oferece ondas grandes e é muitas vezes chamado de Havaí Brasileiro. 

A Praia Itamambuca além de oferecer a prática do surfe, tem mergulhos, passeio de barco e stand-up paddle. Também são encontrados chalés, pousadas, áreas de camping e um eco resort. 

O projeto Tamar atua na região da Praia de Regência desde 1980 para preservar as tartarugas marinhas que desovam no mar. A água é um pouco turva e não muito salgada devido à proximidade da foz do Rio Doce. 

You may also read!

Abril azul lembra a importância da conscientização do autismo

Segundo a USP, estima-se que no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm autismo. Luiza Strapassan O Transtorno

Read More...

Jovens brasileiros optam por não fazer faculdade

Menos de 25% da juventude na faixa etária de 18 a 24 anos estão fazendo faculdade. Nátaly Nunes O

Read More...

Dor na coluna lidera motivos de afastamento do trabalho no país

O INSS concedeu milhares de auxílios-doença em 2024. Vefiola Shaka Em 2024, o Brasil registrou um aumento significativo no

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu