Síndrome de Havana atrai atenção internacional após novos casos em Bogotá

In Geral, Saúde

A síndrome foi alvo de investigações ao longo dos anos, contudo, permanece sem explicações.

Rebeca Pedromilo

A Síndrome de Havana afetou diplomatas norte-americanos da embaixada em Bogotá. Esse fenômeno foi registrado em diversos países nos últimos anos e de acordo com Iván Duque, presidente da Colômbia, os responsáveis pela investigação são as autoridades dos Estados Unidos, já que os afetados pela síndrome trabalham na embaixada norte-americana. 

Em agosto, um porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que estavam investigando vigorosamente os “relatos de possíveis incidentes de saúde inexplicáveis entre a comunidade da embaixada dos EUA”. Sobre a declaração, não houve resposta. 

Segundo a imprensa americana

A primeira vez que se ouviu falar dessa anormalidade foi no ano de 2016, quando vários casos foram detectados em diplomatas canadenses e seus familiares, na capital cubana. Os sintomas citados eram sonolência, fadiga, enxaqueca, problemas auditivos e visuais. Alguns perderam permanentemente a audição.

Entre os afetados pela enfermidade misteriosa, no ano de 2017 estava um funcionário da CIA que relatou à revista GQ a situação. “Parecia que eu ia vomitar e desmaiar ao mesmo tempo”, afirma. Ele declara ter sido pego completamente desprevenido. No mesmo ano, em maio, 80 funcionários da embaixada foram submetidos a uma bateria de exames.

De acordo com os estudos da Academia Nacional de Ciências dos EUA, as vítimas sofreram devido a sinais eletromagnéticos de alta frequência, como os utilizados pelos microondas e roteadores de Wi-Fi. Os danos cerebrais relatados nos estudos excluíram a hipótese de histeria coletiva, por isso são investigadas as possibilidades de ataque com arma desconhecida.

You may also read!

Seis restaurantes do Brasil estão entre os 50 melhores da América Latina

O primeiro lugar ficou com o colombiano El Chato. Gabrielle Ramos Ao todo, foram quatro restaurantes de São Paulo:

Read More...

Alfabetização de adultos promove melhoria de renda e ingresso ao mercado de trabalho 

Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos prevê a criação de 3,3 milhões de

Read More...

CBF anuncia o Fair Play Financeiro para 2026

Novo sistema cria regras de controle econômico, limites de gastos e punições para clubes e dirigentes.  Amanda Talita A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu