Guia de turismo direciona fiéis para os principais eventos e locais confessionais do estado.
Raíssa Oliveira
O Guia Turístico Evangélico foi publicado no final de 2024 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para incentivar e direcionar o turismo religioso no estado. São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de templos religiosos do país, abrigando cerca de 84 mil locais confessionais e as sedes das maiores igrejas evangélicas do Brasil, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.
Entenda o turismo religioso
O turismo religioso é uma atividade em crescimento no Brasil, em que os viajantes buscam novas experiências em eventos e estabelecimentos religiosos. O destino das viagens turísticas desse segmento específico pode ser igrejas, templos, museus bíblicos, locais sagrados, centros comerciais de artigos e produtos evangélicos, além de atrativos como marchas de fé ou passeios culturais.
De acordo com o Ministério do Turismo, essa prática movimenta cerca de 20 milhões de viagens todos os anos no país. Esse segmento específico movimenta mais de 300 milhões de turistas em todo o mundo e mais de 600 milhões de viagens anualmente. Atualmente, o turismo religioso é responsável por gerar 15 bilhões de reais anualmente no Brasil.
Sobre o guia
O Guia Turístico Evangélico faz parte de uma lista de guias disponibilizados gratuitamente pelo governo do estado, e também contém o Halal, Católico e o de monumentos ao Cristo. De acordo com o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, essa proposta ficou surpreendente.
“Tenho tido nesse momento a oportunidade, a responsabilidade e o privilégio de cooperar com o governo Tarcísio de Freitas, ajudando na pasta que é uma economia que representa quase 10% do PIB do Estado de São Paulo”, enfatiza o líder político.
Lucena também destaca alguns locais apresentados no guia, como o Templo de Salomão, Cemitério dos Protestantes, Rua Conde de Sarzedas, as sedes das maiores igrejas evangélicas e o Museu de Arqueologia Bíblica, que se soma a Sociedade Bíblica do Brasil, ao Museu da Bíblia e ao Centro de Produção da Bíblia, que produz um exemplar da Bíblia Sagrada a cada três segundos. Esses locais fortalecem o turismo religioso em São Paulo.