Famílias lutam para reconstruir vida após enchentes no litoral de SP

In Geral, Meio Ambiente

As chuvas foram as maiores já registradas na história do país, provocando enchentes devastadoras.

Bruno Sousa Gomes

A tragédia que devastou o litoral Norte de São Paulo completou uma semana neste domingo (26). As chuvas resultaram em deslizamento de terra, árvores caídas, redes elétricas danificadas, desabamentos de casas e rodovias bloqueadas. As famílias vítimas desse desastre ambiental juntam seus recursos e forças para reconstruir casas, e, em muitos casos, a vida.

Até o momento, o número de mortos chegou a 65, sendo 64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba, cidade vizinha da região. De acordo com último boletim estadual, divulgado na tarde de ontem, já se contabiliza 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.

Famílias atingidas 

Dona Helionora Barcelos, moradora de um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, teve sua casa levada bruscamente pelo deslizamento de terra. “No momento eu não estava em casa, quando cheguei encontrei tudo tomado pelo barro, sorte que consegui salvar os documentos que estavam em uma gaveta”, relata.

Vendo o tamanho da calamidade, Helionora confessa que o sentimento foi de angústia e medo. “Eu fiquei em choque, só conseguia lembrar da luta que foi para construir e de conquistar o meu próprio espaço”, conta.

Pronunciamento do prefeito

Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, se pronunciou em relação aos desastres, afirmando que o foco, no momento, são as vítimas e a reconstrução da cidade. Além disso, garantiu que todas unidades de saúde estão abastecidas com insumo hospitalar e estão oferecendo atendimentos de primeiros socorros. 

O prefeito ainda acrescenta que “ainda que seja um clichê, onde há esperança, há vida. Todos os homens estão mobilizados nesse momento para buscar vidas nos escombros. Diversas áreas estão sendo cobertas com todas as dificuldades, mas graças à operação aérea nós estamos ainda conseguindo atender todos os bairros.”

Como contribuir? 

Projetos, campanhas, vaquinhas solidárias e várias ações têm sido feitas para ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes. Confira alguns meios para contribuir:

ADRA
emergencias@adra.org.br

Governo Estadual
Chave pix: pix.enchentesp@fbb.org.br
Banco do Brasil 001
Agência 1607-1
Conta 11.000-0

Fundo Social
Chave Pix: doacoesfussp@sp.gov.br

Foto: Governo de São Paulo

You may also read!

Entenda o terremoto que atingiu Mianmar e países vizinhos

Brasileira residente da Tailândia conta sobre a sua experiência no momento dos tremores.  Raíssa Oliveira Um terremoto de magnitude

Read More...

Abril azul lembra a importância da conscientização do autismo

Segundo a USP, estima-se que no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm autismo. Luiza Strapassan O Transtorno

Read More...

Jovens brasileiros optam por não fazer faculdade

Menos de 25% da juventude na faixa etária de 18 a 24 anos estão fazendo faculdade. Nátaly Nunes O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu