Gustavo Alfaro anuncia os 26 nomes que irão representar o Equador no Catar.
Natália Goes
Há poucos dias de começar a Copa do Mundo, a Seleção do Equador, nesta segunda-feira (14), é a última a divulgar a lista com os 26 nomes dos convocados que irão para o Catar.
La Tri estreia contra o Catar na abertura do mundial, no próximo domingo às 13 horas de Brasília, no estádio Al Bayt. O jogador lateral Bayron Castillo que estava cotado para entrar na lista de convocação está fora, enquanto o zagueiro Arboleda está dentro.
A ausência do lateral Bayron Castillo, motivo pelo qual a Seleção do Equador quase ficou fora da Copa do Mundo e a razão da polêmica na Fifa, é a principal mudança na convocação. O caso estava em julgamento no TAS(Tribunal Arbitral do Esporte), até a última semana, mas o tribunal não imputou sanções ao atleta.
Portanto, o jogador estaria apto para participar da Copa do Mundo. As sanções foram aplicadas apenas para a Seleção do Equador nas próximas eliminatórias do Mundial em 2026. Os equatorianos começarão as classificatórias com uma punição de 3 pontos subtraídos, além de ter que pagar uma multa de 100 mil francos suíços.
Gustavo Alfaro, técnico argentino, estava aguardando a final do Campeonato Equatoriano, entre Aucas e Barcelona( neste domingo), para finalizar a lista. Porém, em meio a toda a situação, Bayron, o lateral- direito, sofreu uma grave lesão no tornozelo durante a disputa do amistoso entre as Seleções do Equador e do Iraque, no último sábado.
Torcedores foram surpreendidos com a convocação de Arboleda, jogador do São Paulo. O atleta passou por uma cirurgia em junho para corrigir uma lesão no tornozelo esquerdo, desde lá, a primeira vez que voltou para o campo foi neste fim de semana, no amistoso contra o Iraque.
A Seleção do Equador está no grupo A, estreando contra o Catar. Na segunda rodada, dia 25 de novembro, no estádio internacional Khalifa, o Equador enfrenta a Holanda às 13h. Encerra a fase de grupos contra o Senegal, em 29 de novembro, às 12h, no mesmo estádio do segundo jogo.
Será a quarta Copa do Mundo para a Seleção do Equador que saiu na primeira fase em 2002 e 2014, além de ter chegado às oitavas de final em 2006.
Veja a lista de convocados do Equador
Goleiros
Alexander Domínguez (Liga de Quito);
Hernán Galíndez (Aucas);
Moisés Ramírez (Independiente del Valle).
Defesa
Piero Hincapié (Bayer Leverkusen);
Félix Torres (Santos Laguna);
Robert Arboleda (Sao Paulo);
Xavier Arreaga (Seattle Sounders);
Jackson Porozo (Troyes);
Angelo Preciado (Genk);
Pervis Estupiñán (Brighton);
William Pacho (Royal Antwerp);
Diego Palacios (LAFC).
Meias
Moisés Caicedo (Brighton);
Carlos Gruezo (Augsburgo);
Jhegson Méndez (LAFC);
Alan Franco (Talleres);
José Cifuentes (LAFC);
Ángel Mena (León);
Gonzalo Plata (Valladolid);
Jeremy Sarmiento (Brighton);
Romario Ibarra (Pachuca);
Ayrton Preciado (Santos).
Atacantes
Énner Valencia (Fenerbahçe);
Michael Estrada (Cruz Azul);
Djorkaeff Reasco (Newell’s Old Boys);
Kevin Rodríguez (Imbabura).