Índice de inadimplentes do Fies cresce no Brasil

In Economia, Educação, Geral

Segundo o FNDE, no ano de 2022 o índice de inadimplentes do Fies chegava a 53,7%.

Diogo Cruz

O programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes brasileiros em universidades privadas. No primeiro semestre de 2023, foram disponibilizadas 67 mil vagas. Segundo dados do Governo Federal, o órgão tem 11.3 bilhões de reais em parcelas que já deveriam ter sido pagas, mas estão atrasadas.

Os juros das taxas efetivas são zero e o estudante tem o prazo de até 14 anos para começar a pagar as parcelas do programa. Os pagamentos são descontados diretamente da conta do beneficiário e as parcelas são de acordo com sua renda. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) considera as pessoas “inadimplentes” só após mais de 90 dias de atraso no pagamento das prestações mensais.

Inadimplentes no Brasil 

Segundo o FNDE, órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), dos 1,6 milhão de ex-estudantes que estão na fase de pagamento das parcelas da chamada “amortização”, 53,7% estão com a dívida atrasada há mais de três meses. Quem faz o controle e verificação das parcelas junto com o FNDE é a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Por conta do alto número de inadimplentes do Fies, o MEC criou o Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies) para atuar na renegociação das dívidas do fundo. Segundo o ministro da educação, Camilo Santana, proporcionar melhores condições aos estudantes de todo o Brasil é uma das principais metas na sua gestão. “Tudo para que o aluno que deseja ter seu curso financiado pelo Fies, possa ter regras sociais , mais justas e mais transparentes”, afirmou em coletiva de imprensa.

Entrada para faculdade

O estudante de Arquitetura e Urbanismo André Ribeiro conta que utiliza o Fies desde julho de 2022. “Eu fiz a inscrição pelo site no último dia, e uma semana e meia depois, eles liberaram a lista com os nomes dos aprovados e o meu nome estava lá”, conta. Segundo André, a lista de espera acaba sendo menor que a do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O fato de ter que arcar com os pagamentos depois de finalizar o curso  é uma das preocupações da maioria dos brasileiros e não é diferente para André. “Só acho meio desvantajoso o fato de pagar depois”, pontua. 

Como participar do processo seletivo do Fies 

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em http://fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.

Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.  Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique sobre a opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.

You may also read!

Alta da carne e dos óleos eleva índice global de preços dos alimentos

Consumidores sentem no bolso o impacto da carne, apesar da queda de outros produtos. Vefiola Shaka  Os preços dos

Read More...

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu