Segundo o FNDE, no ano de 2022 o índice de inadimplentes do Fies chegava a 53,7%.
Diogo Cruz
O programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes brasileiros em universidades privadas. No primeiro semestre de 2023, foram disponibilizadas 67 mil vagas. Segundo dados do Governo Federal, o órgão tem 11.3 bilhões de reais em parcelas que já deveriam ter sido pagas, mas estão atrasadas.
Os juros das taxas efetivas são zero e o estudante tem o prazo de até 14 anos para começar a pagar as parcelas do programa. Os pagamentos são descontados diretamente da conta do beneficiário e as parcelas são de acordo com sua renda. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) considera as pessoas “inadimplentes” só após mais de 90 dias de atraso no pagamento das prestações mensais.
Inadimplentes no Brasil
Segundo o FNDE, órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), dos 1,6 milhão de ex-estudantes que estão na fase de pagamento das parcelas da chamada “amortização”, 53,7% estão com a dívida atrasada há mais de três meses. Quem faz o controle e verificação das parcelas junto com o FNDE é a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Por conta do alto número de inadimplentes do Fies, o MEC criou o Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies) para atuar na renegociação das dívidas do fundo. Segundo o ministro da educação, Camilo Santana, proporcionar melhores condições aos estudantes de todo o Brasil é uma das principais metas na sua gestão. “Tudo para que o aluno que deseja ter seu curso financiado pelo Fies, possa ter regras sociais , mais justas e mais transparentes”, afirmou em coletiva de imprensa.
Entrada para faculdade
O estudante de Arquitetura e Urbanismo André Ribeiro conta que utiliza o Fies desde julho de 2022. “Eu fiz a inscrição pelo site no último dia, e uma semana e meia depois, eles liberaram a lista com os nomes dos aprovados e o meu nome estava lá”, conta. Segundo André, a lista de espera acaba sendo menor que a do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O fato de ter que arcar com os pagamentos depois de finalizar o curso é uma das preocupações da maioria dos brasileiros e não é diferente para André. “Só acho meio desvantajoso o fato de pagar depois”, pontua.
Como participar do processo seletivo do Fies
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em http://fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.
Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique sobre a opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.
Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.