Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo

In Economia, Geral

Pesquisa da ONU traz dados alarmantes sobre o desperdício de comida no país.

Estefany Antunes

Você sabia que o Brasil ocupa a décima posição no ranking dos países que mais desperdiçam comida no mundo? O país se destaca por ser um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas infelizmente também é um dos locais com o maior índice de desperdício de alimentos.

De acordo com a pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está classificado como o 10° país no ranking mundial de desperdício de comida. Segundo dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos do país são jogados fora, o que corresponde a aproximadamente 46 milhões de toneladas por ano.

O desperdício acontece em diversas fases, da cadeia de produção ao consumo dos alimentos. Estima-se que cerca de 80% desse desperdício ocorre no manuseio, transporte e centrais de abastecimento.  Na fase de produção, a perda de alimentos acontece devido a motivos como o planejamento inadequado, a falta de infraestrutura apropriada e impactos do clima. Já na etapa de distribuição e comercialização, os alimentos são descartados devido a padrões exigentes de aparência e estética, bem como problemas logísticos. 

“Em empresas grandes se tem uma política para evitar o desperdício. Os restos de comida são colocados em um galão separado dos lixos comuns e recicláveis, à espera de uma empresa especializada para recolher. Há vários tipos de empresas que fazem esse tipo de coleta, como óleo usado, restos de comida e lixos recicláveis”, relata Bruno Montenegro, chefe de cozinha.

Conscientização no uso da comida

Com o intuito de trazer a reflexão e conscientizar cada indivíduo, o Escritório Regional das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), criou em 2019 o Dia Internacional contra a Perda e o Desperdício de Alimentos. Essa data é comemorada no dia 29 de setembro.

O Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de ações e campanhas, está empenhado em combater o desperdício de alimentos em todas as etapas. A Organização também tem estudado a criação de uma rede de instituições que envolvem a cadeia de produção de alimentos no Brasil. 

Um dos objetivos da FAO é criar uma rede de entidades com organizações não governamentais (ONGs), universidades e institutos de pesquisa com o intuito de reduzir a perda na produção e na pós-colheita dos alimentos. 

Reduza o desperdício

Para reduzir o desperdício de alimentos no espaço doméstico, algumas dicas podem ser utilizadas. Usar a criatividade e se permitir experimentar as diferentes possibilidades que os alimentos têm, pode ser positivo. 

“A banana, por exemplo, podemos usar as cascas para preparar tanto pratos salgados como doces. Um exemplo é a carne feita com sua casca e bolo de banana usando a casca processada junto com massa. Cascas de laranja e limão podem ser usadas como chá, temperos e remédios naturais. Outras cascas podemos preparar sucos, e até geléias de frutas como o abacaxi, ameixa, maçã, pêra e kiwi”, comenta a nutricionista Andressa Pires. 

Esse reaproveitamento já faz parte da rotina de Gabriela Zampronio, dona de casa. “No caso dos legumes, a batata por exemplo, eu lavo bem e faço batata frita. E a casca, no dia seguinte, dá pra fritar e fazer casca frita. E fica muito bom. A comida que sobra é separada em um recipiente 100% orgânico, que depois eu trituro com o liquidificador e coloco na horta”, relata.
Faça sua parte, evite o desperdício de alimento!

You may also read!

Robert Prevost é eleito novo Papa

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) Leão XIV, após dois dias de conclave.  Isabella Maciel Fumaça branca saiu da

Read More...

Condutas antiéticas de estudantes de Medicina geram alerta

Zombaria de pacientes, gravação de exames íntimos e apologia ao estupro expõem falhas na formação ética de futuros profissionais

Read More...

Overbooking causa prejuízos ao consumidor

Clientes são amparados por artigos do Código de Defesa do Consumidor e pela ANAC. Gabrielle Ramos Já imaginou economizar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu