Substâncias de embalagens alimentícias estão ligadas ao câncer de mama

In Ciência e Tecnologia, Geral, Saúde

Descobertas como essa ganham destaque no mês do Outubro Rosa. 

Gabrielle Ramos

Cientistas identificaram quase 200 substâncias potencialmente ligadas ao câncer de mama em materiais que entram em contato com alimentos. Esses itens estão espalhados em mercados ao redor do mundo, incluindo no Brasil.

A pesquisa foi conduzida por especialistas do Food Packaging Forum, uma organização suíça dedicada ao estudo de embalagens alimentares, utensílios de cozinha e outros materiais que entram em contato com alimentos. Os resultados foram divulgados na semana passada na revista científica Frontiers in Toxicology.

Neste mês, a campanha do Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle do câncer de mama por meio de campanhas e das redes sociais. “As mulheres se sentem encorajadas a realizar o auto exame assim como exames de imagem, além de procurar um especialista”, explica a mastologista Carolina Muhlberger.

Sobre a pesquisa

Os pesquisadores basearam o estudo em uma lista de substâncias químicas potencialmente ligadas ao câncer de mama. Assim, identificaram algumas com capacidade de causar danos genéticos, diretamente associadas ao desenvolvimento da doença, enquanto outras atuam como desreguladores endócrinos, influenciando o equilíbrio hormonal e aumentando o risco.

Do total de substâncias, 76% foram encontradas em plásticos, mas também foram detectadas em materiais como papel e papelão. Os autores do estudo destacam que todos os tipos de materiais, exceto o vidro, continham possíveis carcinógenos relacionados ao câncer de mama.

Embora muitos países possuam regulamentações para limitar substâncias associadas a tumores em materiais de contato com alimentos, os autores do estudo ressaltam que os resultados revelam lacunas nas atuais estruturas regulatórias.”[a pesquisa] é uma “grande oportunidade de prevenção da exposição humana a produtos químicos que causam câncer de mama”, afirma Jane Muncke, diretora administrativa do Food Packaging Forum e coautora do estudo.

Câncer de mama e a importância da prevenção

A mastologista explica que o câncer de mama se apresenta de diversas formas. Com nódulos endurecidos na mama e/ou axila, vermelhidão intensa na pele, ⁠retração do bico do seio, coceira e retração da pele da mama. Entretanto, também pode ser assintomático, ou seja, sem manifestar nenhum sintoma. 

Nesses casos, somente é possível descobrir o câncer por meio de exames de rotina, como mamografia e ultrassom. Por isso, a descoberta precoce do câncer de mama facilita o seu tratamento. “Geralmente são cirurgias menores, pode-se evitar tratamentos como a quimioterapia e o impacto emocional também é muito menor”, afirma Carolina.

A especialista ressalta a importância de consultar médicos anualmente e realizar os exames indicados de acordo com a faixa etária e seu risco. Além disso, “devemos manter hábitos saudáveis de saúde como alimentação balanceada, manejo do stress, sono de qualidade e pelo menos 150 minutos de exercícios físicos semanalmente”, complementa.

Câncer do colo do útero

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Outubro Rosa tem se tornado uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, incluindo o câncer do colo do útero. Apesar disso, a mastologista explica que esse tipo ainda não é tão divulgado como o de mama. “Para sua prevenção, exames com o ginecologista e papanicolau anuais devem ser realizados”, explica.

You may also read!

Pausa do mundo online é necessária para manter o equilíbrio emocional

Em um mundo cada vez mais digital, a busca por equilíbrio mental e físico se torna necessária para fugir

Read More...

Fora das quadras: o que atletas fazem após se aposentar?

Como atletas de alto rendimento mudam a rotina – e a profissão – ao deixarem as competições. Helena Cardoso

Read More...

Deep fakes: o novo pesadelo da era digital

Especialistas alertam para traumas psicológicos e consequências legais para agressores, que podem pegar até 6 anos de prisão. Vefiola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu