O doce do momento agrada o público e apavora os dentistas.
Príscilla Melo
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou um alerta sobre os riscos de consumir o morango do amor, no dia 29 de julho, em seu site oficial. O doce viral nas redes sociais, composto por morango fresco, brigadeiro branco e caramelo vermelho, foi considerado uma combinação perigosa pelo CFO para pacientes que utilizam próteses e aparelhos ortodônticos, além de preocupar os dentistas.
A cirurgiã-dentista Cássia Oton alerta que o principal perigo do morango do amor é o alto teor de açúcar presente no caramelo que reveste a fruta. O açúcar serve de alimento para bactérias que são responsáveis pelo desenvolvimento da cárie. Além disso, a consistência pegajosa da calda caramelizada dificulta a higienização bucal e pode causar danos a restaurações dentárias. ‘‘Esse doce deveria ser evitado completamente por pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos, lentes ou facetas por ser crocante e rígido’’, explica.
A cirurgiã considera que é papel do dentista alertar os pacientes para que haja um consumo consciente, sem que haja uma demonização do alimento que faz parte da cultura popular. ‘‘Em caso de dentes saudáveis e visitas frequentes ao dentista, não há privações em relação aos doces, contanto que se tenha os cuidados necessários pós-consumo’’, esclarece.
Cuidados pós-consumo
A dentista Quércia Lopes aconselha ter cuidado especial com a higiene bucal após comer doces como o morango do amor. Ela recomenda enxaguar a boca com água para remover resíduos e neutralizar a acidez. Em seguida, é importante escovar os dentes com creme dental com flúor e usar o fio dental. “Esses cuidados simples fazem a diferença e servem de instruções para outros tipos de doces também”, aponta.
A doutora acredita que o morango do amor pode ser apreciado com moderação. Ela enfatiza a importância de cuidar da higiene bucal e não tornar o consumo desse tipo de doce um hábito. ‘‘O medo de causar problemas a nossa saúde bucal, não precisa ser um motivo para deixar de viver momentos especiais e participar das trends. O importante é saber equilibrar’’, ressalta.
Aceitação do público
Em referência à tradicional maçã do amor, a nova sobremesa virou trend nas redes sociais, através de tutoriais e vídeos de celebridades provando o doce. O universitário Alisson Turozi compartilha que o sabor do morango do amor foi o elemento que mais o cativou. Ele ainda acrescenta que ‘‘compraria de novo e indicaria’’ para outras pessoas que ainda não experimentaram.
A jovem universitária Nicolly Laubaka descreveu que o fator que chamou sua atenção para o doce do momento foi a nostalgia, por sua semelhança visual com a maçã do amor. Para ela, os motivos que tornaram o morango do amor uma febre na internet podem ser explicados. ‘‘A trend começou ensinando a como fazer. O fato de ser fácil e também por ser super instagramável, em uma geração que precisa postar tudo, colaborou para que o doce chamasse atenção’’, enfatiza.
Morango do amor e o comércio local
O amor pelo morango também foi responsável por movimentar o comércio local. A produtora de morangos Aline Moritz relata que a demanda aumentou cerca de 30% em sua produção familiar. Devido à safra maior nos meses de agosto e setembro e à grande procura, a autônoma revela que ‘‘muitos comerciantes aumentaram o valor’’ de venda de seus morangos.
A dona do Morangos Moritz se sente grata pela visibilidade que o morango do amor trouxe para o seu negócio. Ela declara que “foi uma ‘moda’ que deu visibilidade e aumentou o consumo da fruta. Olhamos com gratidão para o cenário e acreditamos no crescente consumo da fruta em natura’’.
A autônoma Sabrina Moreira montou uma loja virtual para vender seus morangos do amor, e atualmente está com uma demanda de aproximadamente 150 unidades por dia. Segundo ela, o morango do amor se tornou um doce popular por ser visualmente atrativo e despertar a curiosidade no público. ‘‘O morango do amor foi uma porta se abrindo na minha vida. Ele trouxe visibilidade, clientes maravilhosos e muito conhecimento’’, detalha.
A dona da padaria Casa do Bolo, Valdenice Condé, acredita que através do morango do amor, portas se abrirão para novas receitas. ‘‘Acredito que através desse doce virão outros, novidades sempre vendem bem’’, aponta.