Usuários têm procurado se ausentar da internet em busca de saúde.
Nátaly Nunes
Usar o celular logo ao acordar, checar toda hora se tem alguma notificação, não conseguir fazer as refeições sem assistir algo, sentir um desconforto ao passar um tempo longe do aparelho, usar as redes sociais enquanto dirige e sentir sono mas não conseguir dormir. Se identificou com alguma prática citada? Bom, então chegou a hora de fazer um detox digital.
De acordo com o levantamento feito este ano pela Electronics Hub, site de tecnologia, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais usam o celular com um tempo médio diário de tela de 5h e 19min. Em relação a televisão, ocupa o terceiro lugar com uma média de 4h e 4min. Especificamente nas redes sociais, o brasileiro passa em média 21,48% de suas horas diárias nos aplicativos, sendo eles principalmente o WhatsApp e Instagram.
Desconectar para conectar
Crislane Anelyse, que trabalha como social media, sentiu que precisava rever a maneira como usava seu tempo e ajustar algumas prioridades. O jeito foi ficar por 2 meses longe de suas redes sociais pessoais. “Me vi por muito tempo investindo nas relações à longa distância e deixando de lado as relações com pessoas que estavam ao meu lado, que eram verdadeiramente importantes na minha história”, relata.
A psicóloga Leila Ferreira completa que as comunidades virtuais podem trazer malefícios, deixando as pessoas no “ao vivo” cada vez mais distantes. “As redes sociais contribuem para o isolamento social, é muito comum o indivíduo ter inúmeros amigos virtuais e ter cada vez mais dificuldades em se relacionar pessoalmente”, afirma.
Os benefícios
Crislane relata que sentiu seus pensamentos desacelerarem, teve mais criatividade, clareza mental e estava menos reativa e impulsiva. “Nos primeiros dias senti falta. Mas por ter sido uma escolha racional, entendia que precisava me manter afastada nesse período. Foi um compromisso que fiz e pretendia cumprir”, conta.
“O detox digital reduz o estresse pois o usuário deixa de receber estímulos de informações negativas que sobrecarregam a mente. Aumenta a qualidade do sono, porque o uso de eletrônicos antes de dormir pode causar interferência na produção de melatonina”, explica Leila. Ela também lista como benefício o aumento da produção, melhora da auto estima e o fortalecimento do relacionamento presencial.
Equilíbrio entre a vida on e offline
Segundo a psicóloga, ficar 100% longe das mídias sociais não vai resolver todos os problemas, porém, essa pausa pode auxiliar em melhorias para a saúde e um melhor direcionamento para o uso posterior. Ela aponta que é preciso equilíbrio, pois deixar a internet de uma vez pode ser bastante desafiador. Estabelecer metas e ir aos poucos reduzindo o tempo diário é uma boa opção antes de decidir fazer um detox completo.
A social media diz que mesmo trabalhando com a internet e as redes sociais serem sua principal ferramenta de trabalho, suas contas pessoais, que antes eram só para entretenimento, agora são usadas intencionalmente. “Eu ainda pretendo fazer novamente o detox e tornar isso um hábito em alguns períodos. Acredito que vale muito a pena desacelerar de vez em quando e reavaliar se estamos cuidando e valorizando o que realmente importa”, finaliza.