Diagnósticos de dengue crescem no Brasil

In Geral, Saúde

Doença tropical atinge o país com mais de 700 mil casos.

Késia Grigoletto

O Ministério da Saúde registrou, na última sexta-feira (23), 762.545 casos de dengue nos primeiros dois meses de 2024. O número de diagnósticos é quatro vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado. Desses casos, 150 mortes foram confirmadas.

Os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Acre, além do Distrito Federal declararam estado de emergência. Dentre eles, Minas Gerais possui o maior número de diagnósticos de dengue, contabilizando 268.976 casos, logo em seguida está São Paulo com 126.700 casos.

Conforme o Ministério da Saúde, o aumento de casos se deve a junção do calor excessivo e intensas chuvas, combinação que possivelmente é causada pelo fenômeno El Niño

Distribuição de vacinas

O Ministério da Saúde confirmou que serão entregues 523 mil vacinas da dengue para 29 municípios até a segunda quinzena de março. Isso totalizará uma lista de 521 municípios recebedores dos imunizantes.

Para o ano de 2024, o MS fechou um acordo com a Takeda, empresa responsável pela produção de vacinas, a fim de aumentar a distribuição de doses da vacina. Ao todo, 6,5 milhões serão fabricadas, quantidade necessária para imunizar 3,2 milhões de brasileiros. 

Prevenção 

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o acúmulo de água e consequentemente a proliferação dos agentes transmissores do vírus, como:

  • Limpar periodicamente ralos, canaletas ou qualquer outro tipo de escoamento de água;
  • Utilizar areia em vasos de plantas ou realizar limpeza semanalmente;
  • Guardar pneus em locais cobertos;
  • Manter piscinas limpas.
Dengue no Brasil atinge números altos.

You may also read!

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Esporte

A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado. Viktor Zimmer A Câmara

Read More...

Shakira é confirmada como atração principal do “Todo Mundo no Rio” em 2026

A artista fará show na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro em maio. Renata Afonso Shakira foi a

Read More...
A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado assume cargo de presidente interino do Peru

José María Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado José María Balcázar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu