Enola Holmes: um olhar satírico de luta a favor do feminismo

In Cultura, Geral

Paula Orling

Partindo dos clássicos da história do detetive Sherlock Holmes, o filme Enola Holmes 2 dá sequência ao 1 (lançado em 2020), criando uma versão bem-humorada de mistério. Tendo o Sherlock como plano de fundo, a produção se passa em Londres do final do século XIX, uma época conhecida pelas revoluções e pela luta a favor de direitos.

O filme mistura mistério, comédia, história e ainda traz toques de romance e suspense, que envolvem uma narrativa complexa, mas fluida, dirigida pelo britânico Harry Bradbeer. O lançamento aconteceu na Netflix em 4 de novembro de 2022.

Depois de começar o próprio negócio como detetive, Enola tem dificuldades de se encaixar na cidade, já que ninguém acredita no seu potencial de resolver mistérios. Mas uma menina acredita nela. Bessie procura a irmã de Sherlock Holmes depois do desaparecimento da sua irmã, Sarah Chapman. 

Durante as buscas, Enola e Sherlock percebem que tanto o caso do desaparecimento de Sarah quanto um caso fiscal de Sherlock estão interligados.

Com dinamismo e ritmo, Enola Holmes vai a fundo na história do feminismo, reforçando conceitos normalmente velados no cinema. Desta vez, a narrativa tem um fator que acrescenta valor ao produto: a história tem um plano de fundo histórico, dando voz, assim, a milhares de meninas e mulheres esquecidas ao longo das décadas.

Alerta de spoiler!

Apesar dos personagens terem caráter previsível, o filme acertou em trazer uma personagem mulher e preta como uma vilã, que tradicionalmente é um homem branco. O anti-herói é clássico dos livros e de outras produções fílmicas como maior opositor de Sherlock Holmes.

Além disso, o elenco é um grande destaque do longa-metragem. Como personagem principal, Millie Bobby Brown incorpora plenamente a personagem esperta de Enola. Mas os coadjuvantes não deixam a desejar. Sherlock é interpretado pela estrela Henry Cavill, que na dupla fraterna com Enola, forma uma relação que oscila entre indiferença e cuidado paterno.

E é impossível considerar a narrativa sem atentar para as cenas pós-créditos do filme. Depois de uma conversa entre os irmãos Holmes, Sherlock cai em um dos golpes de Enola, que implora que o irmão se torne mais sociável. Assim, Sherlock conhece seu parceiro de mistérios dos clássicos: John Watson (Himesh Patel).

Desta forma, Enola Holmes 2 aborda temáticas extremamente delicadas de forma simples, clara e quase clichê. Mesmo com elementos previsíveis, o filme encanta quem busca construir um senso de defesa dos direitos e incluir conceitos de feminismo e liberdade no cotidiano.

Enola Holmes 2 (2022, EUA)

Direção: Harry Bradbeer

Com: Millie Bobby Brown, Louis Partridge, Henry Cavill. Onde assistir: Netflix

Foto: Divulgação/Netflix

You may also read!

Pausa do mundo online é necessária para manter o equilíbrio emocional

Em um mundo cada vez mais digital, a busca por equilíbrio mental e físico se torna necessária para fugir

Read More...

Fora das quadras: o que atletas fazem após se aposentar?

Como atletas de alto rendimento mudam a rotina – e a profissão – ao deixarem as competições. Helena Cardoso

Read More...

Deep fakes: o novo pesadelo da era digital

Especialistas alertam para traumas psicológicos e consequências legais para agressores, que podem pegar até 6 anos de prisão. Vefiola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu