Brasil é um dos países mais afetados com a alta do cacau, segundo Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
Kleber Paim
Seja pelo significado cristão ou pelos famosos ovos de chocolate, a Páscoa é uma data que movimenta fortemente o mercado brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) revelou que os ovos de chocolate estão 9,52% mais caros neste ano. Para reforçar esse cenário, o preço do cacau, principal matéria-prima do chocolate, registrou um aumento de 190% nos últimos anos.
Esse aumento é impulsionado por problemas climáticos que afetam as lavouras dos principais produtores de cacau do mundo, localizados na África. O continente é responsável por 70% do fornecimento global da amêndoa, e a Costa do Marfim, sozinha, responde por 45% da produção mundial.
Moradora do Rio de Janeiro, Jennifer Oliveira, conta que, apesar do aumento nos preços, pretende comprar ovos de Páscoa industrializados. “Particularmente, sempre gostei de receber ovos de Páscoa e comemorar com a família. Então, mesmo com o aumento, continuo comprando os industrializados”, afirma.
Ovos caseiros seriam uma solução?
Com o aumento no preço dos ovos de chocolate, muitos brasileiros decidiram não comprar o produto ou aproveitar a data para empreender. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, revela que 76% dos consumidores preferem adquirir ovos de Páscoa artesanais de pequenos empreendedores.
Entre os entrevistados, 18% afirmaram que vão produzir os próprios ovos, e uma em cada dez pessoas faz o produto apenas na véspera da Páscoa. Segundo o levantamento, a maioria desses empreendimentos é liderada por mulheres das classes D e E.
A confeiteira Marcela Chagas conta que precisou aumentar o preço de seus produtos para enfrentar a alta no preço do chocolate. “A solução é ficar de olho nas promoções correndo atrás dos melhores preços e mantendo a melhor qualidade possível dos nossos ovos de páscoa’’, completa.
Uma das estratégias adotadas por Marcela é investir nos recheios e nas decorações dos ovos. Ela monta um cardápio com diversos sabores e seus respectivos preços, a fim de permitir que o cliente escolha conforme sua preferência. “Faço os ovos com bastante recheio e capricho nas decorações, sempre de acordo com os pedidos dos clientes”, afirma.
Pesquisa locomotiva
A pesquisa apresenta o levantamento de dados comparando o ano passado com este ano: em 2024, 86% dos brasileiros pretendem comprar algum produto relacionado à Páscoa, enquanto em 2023 esse número foi de 81%. Para 77% dos entrevistados, a Páscoa é um momento de presentear, o que representa cerca de 126 milhões de brasileiros. A intenção de compra é maior nas classes A e B, enquanto na classe C o índice é de 86% e, nas classes D e E, de 76%. Além disso, 66% dos consumidores consideram injusto que os ovos de Páscoa custam mais do que chocolates comuns de mesmo peso.