Pesquisa revela o nível de conhecimento dos brasileiros sobre IA 

In Ciência e Tecnologia

Estudo mostra que 93% da população tem contato com Inteligência Artificial, mas apenas 54% sabem sua definição.

Luisa Firmino  

Cerca de 93% dos brasileiros usam ou já utilizaram alguma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), mas apenas 54% declaram entender o que ela realmente é e significa. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o Observatório Fundação Itaú.

Segundo especialistas, esse contraste aponta para uma lacuna entre o conhecimento e o uso prático, o que influencia diretamente como a sociedade encara os desafios trazidos por essa tecnologia.

Perfil demográfico dos usuários de IA

A pesquisa entrevistou 2.798 pessoas de 16 anos ou mais em todas as regiões do país, entre os dias 7 e 15 de julho. Os dados mostram que o convívio com o termo “ IA” varia conforme idade, escolaridade e classe econômica. 

Entre os jovens de 16 à 24 anos, cerca de 94% afirmam conhecer o termo, mas a porcentagem cai para 69% entre aqueles com 60 anos ou mais. 

Outro fator de influência é a escolaridade. Enquanto 97% dos brasileiros com ensino superior já ouviram falar de IA, o índice cai para 91% entre os que têm ensino médio e para 61% entre aqueles com apenas o ensino fundamental.

Quanto às classes sociais, cerca de 94% das pessoas das classes A/B demonstram conhecimento sobre o tema, contra 88% na classe C e 66% nas classes D e E. Já no uso prático, aproximadamente 75% reconhecem a Inteligência Artificial na sua rotina, sendo que 32% afirmam que ela está muito presente, mas apenas 43% utilizam a IA generativa, como criadores de imagem ou chat books. 

Esses dados indicam que, embora a tecnologia esteja presente em atividades cotidianas como rotas de GPS, playlists de músicas e feed das redes sociais, a percepção popular ainda entende a IA como máquina ou sistema sofisticado, como um robô. 

Compreensão limitada

Segundo o pesquisador e cientista de dados Ilicio Junior, a principal diferença da Inteligência Artificial entre outras tecnologias está na sua capacidade de aprender continuamente com dados. “IAs generativas são pré-treinadas e podem aprender baseadas em linguagem natural, enquanto IAs preditivas podem aprender desde o zero com informações específicas dos usuários”, explica o especialista.  

Além disso, o pesquisador explica que a naturalização do uso inconsciente da IA levanta sérios riscos. Ao interagir com os sistemas tecnológicos sem ter noção de sua profundidade e consciência de seus mecanismos, as pessoas se tornam suscetíveis à manipulação de dados, desinformação e impactos na saúde mental dos jovens.

Ilicio complementa que não basta apenas explicar para a população como funciona a IA, é necessário  entender como lidar com ela e os seus desafios no cotidiano. Para isso, é necessário uma cultura tecnológica no país, pois, essa tecnologia se baseia 100% em informações que nem sempre são verdadeiras ou que podem estar fora de contexto. 

Corrigindo pensamentos equivocados 

De acordo com o docente de Engenharia Elétrica no Centro Federal de Educação e Tecnologia (CEFET) José Henrique, o maior equívoco popular sobre a IA está na sua humanização, que atribui a ela pensamentos ou compreensão, mas são características únicas de um ser biológico. O professor explica que isso se dá ao fato da popularização dos LLMs (large language models), como o famoso ChatGPT.

José evidência que a IA é bem mais que os LLMs. Isso acontece porque há técnicas de inteligência artificial aplicadas nas mais diversas áreas como:

  • Biologia: predição de estruturas proteicas e redes de regulação gênica;
  • Robótica: tomadas de decisão e aprendizado por reforço;
  • Construção civil: posicionamento de vigas e treliças e otimização de estruturas;
  • Engenharia mecânica: design automático de peças;
  • Engenharia elétrica: determinação do melhor ponto de conexão de eólica offshore no Sistema Interligado Nacional e projeto automático de circuitos digitais, dentre outros.

Aplicação imperceptível 

Além de assistentes virtuais e redes sociais, a IA está presente em diversas atividades do cotidiano brasileiro que passam  despercebidas. Entre elas, o professor cita a análise de dados em solicitações de crédito, como compras de imóveis ou pedidos de cartão, realizada por sistemas de IA.

Outro exemplo é a publicidade direcionada, no qual o sistema observa o comportamento do usuário e indica para ele anúncios de seu agrado. Sistemas de recomendação também utilizam as preferências do indivíduo para entregar conteúdo de seu agrado e o induzir a ficar nas redes sociais.

You may also read!

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Alto custo dificulta o desenvolvimento da patinação artística no Brasil

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo promove programas de base e parcerias para transformar o cenário da modalidade.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu