A programação conta com palestras, exposições, lançamento de livros e passeios fotográficos.
Natália Góes
O festival Amparo em Foco acontece de 07 a 24 de abril de 2022, com todas as suas atividades 100% presenciais e gratuitas. O evento tem como objetivo a difusão da arte fotografia, além de divulgar o turismo, a arquitetura e a cultura do município.
A organização do evento preparou uma grande programação com exposições, palestras, oficinas, workshops, saídas fotográficas, lançamentos de livros e exibição de um filme produzido na região.
O evento acontece na cidade de Amparo, que fica localizada no Circuito das Águas Paulista, no interior de São Paulo. O festival conta com a realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com patrocínio das empresas Rousselot e Peptan, e tem produção das empresas Mogiana Produções e a Renovarte Produção Cultural.
Programação
Criado em 2016, o evento recebe visitantes e fotógrafos (hobbistas, amadores e profissionais) de diversas cidades. Estão programados para o evento lançamentos de livros, exposições, workshops, oficinas, palestras e saídas fotográficas.
Das exposições, acontecerá a exposição coletiva em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil com o nome “Independência Cultural”. A outra é a “Street Expo Photo 2021”, considerada a maior exposição fotográfica coletiva a céu aberto, com suas 230 fotografias, de 126 artistas do Brasil e do exterior, apresentando imagens com o tema “livre expressão artística”.
Acontecerá também o lançamento de três livros, com rodas de conversas com os autores. Um destaque para o livro escrito por Marcella Grecco, o qual aborda a trajetória de Jacyra Martins da Silveira, que nasceu em Amparo, em 1904, e ficou conhecida como Cleo de Verberena, a primeira mulher a produzir e dirigir um filme no Brasil. Outros livros que serão lançados são “O Vaqueiros das Águas”, de Valdemir Cunha, e “MRossi Live Rock Photography”, de Marcelo Rossi.
Haverá palestras com profissionais, curadores, editores de publicações segmentadas, produtores culturais e pesquisadores especializados em processos fotográficos. Dentro da programação ainda existirá workshops e oficinas abordando temas como câmera pinhole, Light Paint, Fotofolio Artesanal, Estúdio Fotográfico, Equipamento Fotográfico: do filme ao digital, sistemas e formatos.
Com a estrutura arquitetônica e patrimônio histórico, além do meio ambiente a organização do evento irá aproveitar o cenário da cidade para as saídas fotográficas, uma que irá desbravar a “Fauna e Flora no Sítio Duas Cachoeiras”, e o “Amparo PhotoWalk”, onde os participantes vão passear pelo centro histórico da cidade recebendo dicas e técnicas de fotografia de arquitetura.
Oficinas e Workshops
Lulu Ferreira, formada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, responsável por algumas oficinas do evento, revela a importância do evento e o impacto que a comunidade terá na área de conhecimento, turismo e lazer. “Os workshops mudam a visão por estarem trazendo de forma compacta uma “novidade” ou oportunidade de adquirir conhecimento que possivelmente seria muito demorado de ter, ou acesso difícil. Nos festivais , o lazer e descobrimento para o participante”, destaca.
A organizadora ainda traz algumas dicas para as pessoas que querem começar e buscar mais conhecimento na área da fotografia, onde primeiro elas precisam procurar saber do que se trata e ter aproximação com o assunto. “ Mesmo quem definitivamente não goste, no simples saber do que se trata pode ser fundamental para um “futuro” desempenho no assunto. O afastamento do preconceito relacionado ao assunto do evento também enriquece o indivíduo na hora de saber classificar no caso da fotografia, este festival pode ser mais valioso, e rico de conhecimento”.
A programação completa com datas, horários, locais e inscrições está no site oficial do evento, no Facebook e no Instagram.