Hipersonia pode provocar sonolência excessiva

In Geral, Saúde

Será que dormir demais pode trazer problemas?

Gabrielle Ramos Venceslau 

Dormir por mais horas ocasionalmente é normal, afinal, passar a madrugada acordado pode fazer as pessoas dormirem mais no dia seguinte. Ou seja, ter dias mais cansativos que outros não é um problema. Contudo, se essa sonolência ultrapassar a normalidade e for rotineira é possível que a explicação para isto seja um distúrbio do sono conhecido como hipersonia.

O especialista em sono, Leonardo Rodrigues, que trabalha com vendas e análises de colchões terapêuticos, adverte que “o excesso de sono é um sinal de alerta de perigo”. Por isso, é necessário ficar atento e procurar um médico quando alguém estiver dormindo mais que o recomendado para a faixa etária. 

A recomendação de sono não é precisa, mas pode dar uma base do que seria necessário. Confira:

  • Recém-nascidos: 16-18 horas.
  • Bebê de 4 a 11 meses: 12-15 horas.
  • Crianças de um a cinco anos: 10 a 14 horas
  • Crianças e adolescentes de seis a 13 anos: 9 a 11 horas
  • Adolescentes de 14 a 17 anos: 8 a 10 horas
  • Adultos: 7 a 9 horas
  • Idosos: 7 a 8 horas.

Hipersonia: o que é e quais as causas?

De acordo com o estudo “Relação entre cronótipo e ansiedade em estudantes universitários”, publicado pela Brazilian Journal of Health Review, “a  sonolência é uma função biológica, definida como uma probabilidade aumentada para dormir”. Contudo, quando a sonolência acontece de forma excessiva em período anormal do dia ou quando vem acompanhada de mudança de humor e fadiga, afetando a rotina diária do indivíduo é motivo de preocupação.

Na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com um um distúrbio do sono conhecido como hipersonia e estão ligados à ansiedade, depressão ou outros transtornos psiquiátricos. De acordo com o estudo,  “em um levantamento de várias cidades americanas, 40% dos entrevistados relataram insônia e 46,5% dos que relataram hipersonia preenchiam os critérios para doença mental segundo o DSMIII-R [Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais]”. 

Segundo o artigo “Sonolência excessiva”, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria em 2005, dentre as principais causas para essa sonolência excessiva estão a privação crônica de sono, a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS), a narcolepsia, a Síndrome das Pernas Inquietas/Movimentos Periódicos de Membros (SPI/MPM), Distúrbios do Ritmo Circadiano, uso de drogas e medicações.

Quando se preocupar?

Segundo o artigo, o principal sintoma da hipersonia é a sonolência fora do normal durante o dia, podendo estender-se por longos períodos de sono à noite. Mas para realizar o diagnóstico correto é preciso levar outros sintomas em consideração, como falta de energia, raciocínio lento e lapsos de memória. 

Dessa forma, deve-se procurar um especialista qualificado para realizar o diagnóstico. “Alguns procedimentos podem ser utilizados para a investigação adequada da sonolência excessiva (SE), entre eles: avaliação clínica, diário de sono, medidas subjetivas e objetivas”, afirma o artigo.

Dentre as consequências, estão o prejuízo no desempenho nos estudos, no trabalho, nas relações familiares e sociais, alterações neuropsicológicas e cognitivas  e risco aumentado de acidentes. Por isso, cada caso requer um tratamento específico para tratar a quantidade inadequada de sono com medidas de higiene do sono ou medidas gerais como perda de peso, evitar álcool e sedativos, dentre outros.

You may also read!

Número de eleitores com mais de 60 anos aumenta mais de 70% no país

Participação política da população idosa aumenta com avanço do envelhecimento no país  Nicoly Maia Um levantamento recente da Nexus

Read More...

IA faz trabalhadore ampliarem jornada por medo de substituição 

Pesquisa da Resume.io, realizada com mais de 3 mil profissionais, aponta a preocupação dos trabalhadores em serem substituídos. Kimberly

Read More...
Um motorista dentro do carro com o aplicativo de mapas aberto.

Governo lança programa de crédito para motoristas de aplicativo e taxistas

A medida provisória (MP) autoriza a nova linha de crédito de R$ 30 bilhões. Yan Vitor O presidente Lula

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu