Os carros de aplicativos são usados por muitas pessoas. Por isso, cuidados devem ser tomados para que os passageiros não se sintam em perigo.
Camylla Silva
No Brasil, o uso de carros de aplicativos se tornou parte do dia a dia das pessoas. Esse ainda é um assunto que causa receio devido relatos de acontecimentos que causaram perigo aos usuários, principalmente mulheres. Nas últimas semanas, esse assunto vem tomando conta das redes sociais. São casos de assédio moral e sexual. Às vezes uma simples irregularidade pode causar desconforto ou um caso a ser resolvido pelas autoridades.
Outra preocupação dos usuários é o golpe do Uber (ou golpe do cheiro), que envolve a exposição de passageiros (muitas vezes mulheres desacompanhadas), a produtos químicos que causam tontura, dificuldade para respirar e até pressão na cabeça.
É possível encontrar vários alertas nas redes sociais. “O golpe do Uber que solta gás para desmaiar é real. Aconteceu com uma amiga e graças a Deus ela está bem, mas muito grave e preocupante”, afirmou uma usuária na postagem.
Luciano Grillo, CEO da empresa PedicarbyUpgo, está há mais de 60 anos trabalhando na área de mobilidade urbana. Para o motorista, o cliente precisa ter muita atenção no motorista antes de aceitar o trajeto. “Infelizmente esta área é muito complexa, mas quem escolhe como e com quem quer se deslocar é o cliente”, ressalta.
Segundo Marcelo Faria, o uso desse meio de transporte é muito prático e ele se sente satisfeito na maioria das vezes com as viagens que solicita. “ Sempre uso esse meio para me locomover na cidade”, declara.
Ainda acrescenta que os motoristas são simpáticos e entendem, por exemplo, se é oportuno conversar ou não. “Só que em outros casos, eu também já me senti desconfortável com atitudes de alguns motoristas que não cumprimentaram ou dirigiram de forma agressiva passando em sinais fechados e coisas parecidas”, finaliza.
Situações desagradáveis e constrangedoras podem ser evitadas. Por isso, aqui estão algumas dicas para ajudar você a se sentir mais seguro em uma corrida!
Verificar informações da viagem
Em primeiro lugar, é muito importante que você verifique o perfil do motorista, modelo do automóvel, cor e placa antes de confirmar a viagem. Assim que o motorista aceitar o trajeto e chegar na sua localização, observe se as informações do aplicativo condizem com quem está no carro.
O indicado é nunca entrar em veículos com mais de uma pessoa. Aguarde o motorista chamar pelo seu nome antes de embarcar e verifique se existe o adesivo que confirma o cadastro do veículo no sistema de serviço da empresa do aplicativo.
Local da solicitação
Evite fazer solicitações em locais pouco movimentados, além de ser difícil de localizar, o pequeno tráfego de pessoas pode dificultar o acesso a locais de refúgio caso haja alguma emergência. Sendo assim, procure locais movimentados como supermercados, farmácias e postos de gasolina.
Compartilhe seu trajeto
Caso perceba algo fora do comum, no aplicativo do Uber é possível compartilhar várias informações do percurso, como a localização. Em apenas um clique, essa informação chega até cinco telefones cadastrados nos seus contatos. É só clicar no ícone de segurança disponível no mapa, em formato de escudo. Além disso, você também pode compartilhar seu “status da viagem”, já que todos os trajetos do Uber são compartilhados pelo GPS.
Atenção!
Fique atento! Motoristas que mantêm muito contato visual, podem ser suspeitos e isso pode causar o cancelamento da conta. Em casos de contato físico, assédio moral, sexual, ou mudança de trajetos sem aviso, entre em contato com o serviço de ajuda da plataforma ou ligue para a polícia.
Fique atento ao teor das conversas
Bater um papo durante a viagem é bom. Mas o indicado é evitar ao máximo falar sobre assuntos pessoais e íntimos. Se possível, sente atrás do motorista, isso pode evitar o teor das conversas e possíveis golpes.
Nos aplicativos
A Uber disponibiliza um botão para emergências que conecta automaticamente o passageiro com autoridades próximas ao local ou com o próprio atendimento da companhia. Também é possível relatar problemas de segurança, por meio do aplicativo, como assédio moral, sexual, acidente, comportamento suspeito do motorista e demais assuntos.
Já na empresa 99, é disponibilizado o serviço de câmeras que monitoram a viagem e a exigência do reconhecimento facial do motorista parceiro.