Brasil é um dos países mais afetados pela varíola do macaco, somando mais de 11.000 casos desde 2022.
Késia Grigoletto
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no mês passado que a Varíola dos Macacos, conhecida como mpox, representa uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. O Brasil registrou 709 casos da doença neste ano e desde 2022 soma 16 mortes. O Ministério da Saúde divulgou que 85% dos casos confirmados deste ano são pessoas que pertencem ao sexo masculino, além de 42,2% portarem o vírus do HIV.
O que é a Mpox?
O médico Junior Vieira explica que a mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV). Ela costuma se manifestar com erupções na pele com fluidos, acompanhadas de calafrio, dor de cabeça e febre. “As lesões geralmente aparecem nas regiões da face, da boca, das mãos, dos pés, e podem aparecer na região anal ou genital”, afirma.
Junior complementa que a transmissão da mpox acontece pelo contato entre humanos, principalmente pelas erupções na pele, já o tratamento consiste em remediar os sintomas dos pacientes.
Como prevenir
O clínico geral Junior Vieira explica que a principal forma de se prevenir contra a doença é evitar o contato com pessoas que apresentam sintomas. “Para profissionais de saúde que atuam dentro do ambiente hospitalar, é importante a utilização de máscaras, luvas, óculos e aventais”, complementa.
O Ministério da Saúde atualiza periodicamente o panorama do desenvolvimento do vírus no país. Além disso, promove ações de vacinação, prevenção e espaço para tirar dúvidas. Seguir essas orientações médicas é uma forma da população se manter informada e consciente.