Papa Francisco morre aos 88 anos

In Geral, Mundo

O pontífice argentino lutava com problemas de saúde há dois meses.

Raíssa Oliveira

O Papa Francisco, sacerdote católico e soberano do Estado da Cidade do Vaticano, faleceu nesta segunda-feira (21) em Roma, às 7h35 do horário local. O pontífice estava se recuperando após ficar internado cerca de 40 dias, diagnosticado com pneumonia bilateral. Francisco estava em um estado complexo, tendo em vista que a pneumonia era grave por atingir os dois pulmões e por ele já não ter parte do pulmão, retirada em cirurgia quando ainda era jovem.  

Sobre a sua vida

Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires, cidade capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Descendente de italianos, foi o primeiro papa da América Latina a assumir a soberania do Vaticano, primeiro jesuíta e o primeiro a adotar o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis, santo muito conhecido por sua simplicidade, humildade e cuidado aos pobres.  

Filho primogênito de um trabalhador ferroviário e uma dona de casa, conquistou um diploma técnico em Química e atuou na área durante alguns anos, mas em seguida aderiu à vida religiosa, sendo ingressante da Companhia de Jesus em 1958 e se formando em Filosofia e Teologia. Atuou como docente, reitor, diretor espiritual e concluiu o doutorado na Alemanha.

Trajetória no pontificado

O Papa Francisco foi escolhido na conclave de 2013, após Bento XVI renunciar o seu cargo como pontífice, se tornando o 266° papa em toda a história da Igreja Católica. Durante toda sua trajetória religiosa adotou um estilo de vida simples e modesto, tendo em vista um voto de pobreza que fez enquanto jesuíta. Ele promoveu reformas importantes na igreja e adotou uma postura mais progressista, apesar da resistência conservadora.  

O pontífice argentino manteve as doutrinas da Igreja Católica, mas se posicionou em muitos assuntos polêmicos no catolicismo. Travou uma batalha interna contra a cultura de silêncio que perdurava sobre as denúncias de pedofilia e crimes sexuais na igreja, aumentando as penas e abolindo o sigilo utilizado por líderes eclesiásticos para se omitirem desses casos. O Papa Francisco também teve papel ativo na diplomacia e investiu para alterar o perfil da cúpula do Vaticano, nomeando cardeais de locais pouco representados e longe da Europa.

Apesar de contrário ao sacerdócio feminino, alterou o Código de Direito Canônico para que as mulheres pudessem participar dos trabalhos religiosos, ajudando na logística das missas e formalizando o que já acontecia em algumas igrejas na prática. Um dos maiores atos do seu papado foi a assinatura da primeira encíclica sobre meio ambiente da história da igreja. 

You may also read!

Musical é show? Fãs de Wicked criticam plateia por comportamento inadequado durante o musical

‘’Não é um show, não se canta em teatro’’, enfatizou a entusiasta Iza Hieatt. Príscilla Melo Fãs do musical

Read More...

Norte é a região com menos frequência escolar no Brasil

Uma pesquisa realizada em 2024 pela Global Education revelou que 47% dos brasileiros consideram a educação no país ruim.

Read More...

Uso da inteligência artificial na arte levanta debates

A trend de imagens com o estilo do Studio Ghibli gerou polêmicas sobre artista e máquina.  Raíssa Oliveira A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu