Produtos como esse não são mais viáveis no Brasil, visto que casos de cegueira temporária e ardência na região dos olhos foram relatados.
Hellen de Freitas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, proibiu a comercialização de todas as pomadas capilares que estavam disponíveis no mercado nacional. Utilizados para trançar e modelar os cabelos, produtos como esse não são mais viáveis no Brasil, visto que casos sobre cegueira temporária e ardência na região dos olhos foram relatados.
Seguindo dessa maneira, o Ministério da Saúde fez uma avaliação das pomadas, decidindo que não é autorizado nenhum tipo de consumo, desde salões de beleza ao uso domiciliar.
Não houve pedido de recolhimento dos produtos que já estão no mercado, mas é necessário uma separação dos mesmos para que não haja a comercialização. Apesar de não ter uma comprovação concreta da ligação das lesões oculares com as pomadas, essa é uma medida preventiva para que novos testes sejam feitos e tudo possa ser esclarecido.
Visão dos profissionais
Devido às reações adversas aos produtos capilares, as trancistas foram muito afetadas, já que tinham as pomadas como braço direito na hora de fazer seus penteados. Gabriela Araújo, trabalha no ramo de tranças e penteados afro e já atua no mercado há quatro anos e meio. Para ela, a proibição teve consequências negativas. ‘’Achei muito ruim, já que era o principal componente para um ótimo resultado final nos trabalhos’’, declara.
A trancista ainda diz que como alternativa utiliza gel, cera ou nenhum produto para realizar seu trabalho. Aqueles que preferem continuar lidando com a pomada, assinam um termo e são instruídos a lavar os fios corretamente.
Maria Eduarda dos Santos, é trancista há dois anos e meio e utilizava bastante a pomada no seu trabalho e após a proibição decidiu continuar usando. Segundo ela, nunca houve nenhum tipo de problema com o produto, pois sempre alertava os seus clientes sobre a melhor maneira de lidar com o produto sem correr riscos.
‘’A pomada é um produto que não resseca os cabelos, não faz mal. Se a pessoa fosse para a praia, piscina ou cachoeira logo após trançar os cabelos, eu aconselhava a lavar antes, com o rosto para cima evitando sempre o contato com os olhos’’, relata a trancista.
Maria Eduarda ainda diz que dá opção ao cliente antes do serviço, se a cliente escolher usar, a profissional explica todos cuidados necessários. Aqueles que preferem evitar o uso do produto, ela realiza o procedimento com gel cola ou até mesmo sem nada. ‘’Após trançar dava um cartãozinho para todos os clientes sobre as precauções que a pessoa deveria ter com a trança, um deles inclusive é em relação às pomadas”, conta a profissional.
Pomadas proibidas até agora
Saiba quais pomadas capilares foram vetadas para se atentar na compra da mercadoria ou utilização em procedimentos. Confira!
- Pomada para Tranças Ômegafix;
- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos;
- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças – Muriel;
- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Onduladas – Muriel;
- Pomada Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças – Muriel;
- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Studio Hair Extra Forte – Muriel;
- Pomada Capilar Incolor Elfa; Pomada Modeladora – Be Black;
- Pomada Modeladora da Master Hair;
- Pomada Modeladora para Tranças Ewa;
- Gel Capilar Ultra Fixador Barba Negra;
- Pomada Modeladora Mr.cc Hair;
- Pomada Modeladora Capilar Superfix Ser Mulher;
- Pomada Modeladora Tradicional – Alfa Look’s For Men;
- Pomada Modeladora Feirão dos Cabelos;
- Pomada Trança – Master Hair;
- Kg Cosméticos Pomada Modeladora (Tranças, Penteados, Baby Hair) Máxima Fixação;
- Natumix Gel Capilar Ultra Fixador;
- Pomada Black – Essenza Hair;
- Braids Fix – Fixação Forte;
- Trança Miga Pomada Modeladora Ultra Fixação e Definição;
- Me Solta Pomada Modeladora (Tranças, Apliques, Penteados);
- King Braids Pomada para Tranças;
- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças — Muriel (lote 5278);
- Master Hair Profissional Pomada Modeladora Traças – Aplique Baby.