Cerca de 69% dos turistas brasileiros escolhem um destino pela gastronomia.
Príscilla Melo
O Ministério do Turismo (MTur) anunciou nesta semana que o Brasil sediará pela primeira vez o Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da Organização das Nações Unidas (ONU), em fevereiro de 2026. O anúncio foi feito pelo ministro Celso Sabino durante o Festival do Sairé 2025. O evento acontecerá em Santarém, Pará, e reunirá líderes internacionais, chefs renomados, representantes do turismo e especialistas em sustentabilidade.
De acordo com a World Food Travel Association, o turismo gastronômico é o ato de viajar para experimentar a cultura culinária de um lugar. Segundo a associação, 53% dos viajantes de lazer são viajantes de gastronomia, nos quais 63% são millennials que procuram restaurantes socialmente responsáveis. Esse tipo de turismo traz 25% de benefício econômico adicional para um destino.
Conforme a Booking.com, uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo, 69% dos brasileiros escolhem destinos com foco na experiência gastronômica. Esse é o caso da jornalista e influencer Daniela Bonet, ela conta que a gastronomia sempre entra em seus planos de viagem e alguns lugares são escolhidos justamente por serem conhecidos por seus pratos tradicionais.
Daniela comenta que a experiência gastronômica mais marcante que ela já teve foi no deserto de Agafay, no Marrocos. Além do cenário surreal do deserto, alguns pratos que marcaram sua memória foram a harira, uma sopa marroquina super tradicional, o cuscuz marroquino com legumes, bem típico da região e um tajine de legumes, que é preparado lentamente em um recipiente de barro, o que dá um sabor especial a receita.
‘‘A culinária conta muito sobre a história, os costumes e até a forma de viver de cada lugar. Para mim, é impossível separar a viagem da comida local, faz parte da experiência’’, destaca.

Inovação é o segredo
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a gastronomia é uma das áreas da economia criativa no Brasil e no mundo e o turismo gastronômico explica isso.
Henrique Consone, dono da ilgiorno Deliciosos Momentos – gelateria Italiana e cafeteria localizada em Brasília – diz que o turismo gastronômico impacta seu estabelecimento ao trazer clientes de outras cidades e estados, gerando repercussão a nível nacional e tornado o local um ponto turístico gastronômico em Brasília.
Henrique detalha que o prato mais procurado são de fato os gelatos, especialmente o taco de gelato, uma receita revolucionária que atraiu a atenção das pessoas. ‘‘O turista se encanta com coisas que são diferentes e chamam atenção principalmente no visual. Acho que essas inovações são o grande ponto que atrai muita gente e isso a gente sabe fazer bem’’, ressalta.
A turista Daniela Bonet expõe que é bem eclética quando o assunto é comida. Valoriza os pratos tradicionais, pois carregam a alma do destino, mas também não resiste a restaurantes modernos e inovadores, que trazem releituras criativas da culinária local. ‘‘Pra mim, viagem completa é aquela em que você se permite mergulhar de cabeça nos sabores, sem medo de se arriscar’’, aponta.
Turismo gastronômico e o empreendedorismo
A empresa de turismo gastronômico Al Mondo, que significa ‘‘pelo mundo’’, em italiano, é uma pousada itinerante para pequenos grupos de pessoas em pontos diversos do exterior, como a Itália, a França e a Espanha. O chef Marcelus Vieira, idealizador do projeto, relata que a ideia nasceu através da junção do aprendizado de um curso que abordava a culinária italiana e francesa e o fato de que ele sempre gostou de viajar com sua esposa.
Durante as viagens para a Europa, quando ficavam hospedados em hotéis, o chef sentia vontade de cozinhar. ‘‘Assim nasceu o projeto piloto, com o objetivo de imergir naquela cultura e fazer as pessoas se sentirem como se estivessem na casa delas, podendo cozinhar e aproveitar de uma forma mais coletiva’’, descreve
A proposta consiste em alugar casas no exterior e transformá-las em um hotel por uma semana. Os grupos de 10 a 12 pessoas, fazem os passeios turísticos na região, mas o foco principal é a gastronomia, na qual o chefe Marcelus além de preparar as refeições, ensina para os hóspedes a culinária local do país onde estão.

Marcelus descreve que começou as viagens com dez pessoas, que no outro ano falaram da experiência para outras e assim a Al Mondo começou a ter sucesso no Rio Grande do Sul, chegando a sair nos jornais. O passo seguinte foi penetrar São Paulo e Rio de Janeiro, até consolidar clientes no Brasil inteiro. ‘‘O meu sentimento é de muita satisfação, começamos com uma ideia em 2007 que não sabíamos se ia dar certo. E hoje temos uma agência para atender a demanda’’, enfatiza.
Para Daniela Bonet, a comida é um reflexo da história, da geografia e até da alma de um povo. ‘‘Ao provar pratos típicos, você entende a relação daquele lugar com a terra, com os ingredientes e com a forma de compartilhar momentos. A gastronomia vai muito além do paladar é a cultura servida à mesa’’, declara.