A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado.
Viktor Zimmer
A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 10 de fevereiro, a criação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). Com sua sede em Brasília, a universidade atuará na área da ciência do esporte. A proposta foi encaminhada ao Senado.
O projeto de lei 6133/25, criado pelo Poder Executivo, tem o intuito de desenvolver as políticas públicas de esporte e formar profissionais aptos a gerir instituições e treinar atletas de variadas modalidades.
O texto aprovado em Plenário substitui o texto original. O relator, deputado Júlio Cezar Ribeiro do partido dos Republicanos-DF, retirou do texto palavras como racismo e misoginia no trecho sobre o enfrentamento desses assuntos no esporte.
Finalidades
Entre as finalidades da universidade, ressaltadas pelo relator, está o aumento de oportunidades de acesso à educação aos atletas que conciliam a prática esportiva e a formação acadêmica. “Essa previsão é certamente positiva porque, no alto rendimento, a trajetória competitiva não é longeva e é preciso ter atenção ao futuro dos atletas que orgulhosamente nos representam nas competições nacionais e internacionais”, declarou na câmara.
Após a autorização da lei, a instituição planeja organizar concurso público para que professores do ensino superior e técnicos administrativos ingressem na carreira.
Na opinião do relator, a criação da UFEsporte se justifica pela falta de profissionais qualificados nas áreas de ciência do esporte e gestão, cenário que contrasta a reconhecida capacidade do país em revelar grandes talentos esportivos.



