Novas regras do vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor

In Economia

Agora a taxa de desconto do comerciante possui um novo limite de 3,6%. 

Karen Andrade

As novas regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) entraram em vigor na semana passada. Maquininhas agora deverão atender todas as bandeiras e o prazo máximo para o repasse dos valores aos estabelecimentos será reduzido de 30 para 15 dias. As mudanças têm o intuito de ampliar o número de trabalhadores e empresas credenciadas, estimular a concorrência e trazer mais transparência no setor. 

As alterações, realizadas por meio do decreto n°12.712, assinado em novembro pelo presidente Lula, iniciam a implementação de uma “operadora única” para os cartões do VA e VR, que passam a funcionar em qualquer estabelecimento credenciado. As taxas de desconto do comerciante (MDR) obtém limite de 3,6% e a tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, qualquer cobrança adicional será bloqueada. 

Transição para um sistema mais amplo do VA e VR

O decreto assinado estabelece um cronograma que, ao longo de 360 dias, será implementado. Atualmente, a maior parte do mercado atua com um sistema mais fechado, no qual o VA e o VR podem ser utilizados apenas em estabelecimentos credenciados por uma operadora específica, o que acaba limitando as concorrências e as opções do trabalhador.

Está previsto que a partir do dia 10 de maio a transição comece, com um novo modelo no qual os benefícios podem ser aceitos em diferentes maquininhas e comércios, independente da bandeira. A liberação para que o cartão PAT seja aceito deve ocorrer em novembro, quando a interoperabilidade do sistema será plena, assim como funcionam os cartões de crédito. 

You may also read!

Mudanças na CNH

CNH do Brasil: as mudanças polêmicas que provocaram o aumento de habilitações

Cerca de 300 mil documentos de habilitação foram emitidos após alterações no processo.   Raíssa Oliveira Os novos pedidos de

Read More...

Parlamento europeu aprova salvaguardas agrícolas após acordo com Mercosul

Parlamento europeu aprova salvaguardas agrícolas após acordo com Mercosul Renata Afonso  O parlamento europeu aprovou as novas medidas de

Read More...

Alerta da Anvisa aconselha a suspensão de canetas emagrecedoras

Apuração da agência revela mais de 200 notificações e riscos do uso indevido das canetas.  Vitória Amábili  A Agência

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu