Projeto foi desenvolvido com o apoio das secretarias da Cidadania e do Meio Ambiente.
Bruno Sousa
A prefeitura de Canoas, cidade metropolitana de Porto Alegre (RS), entregou triciclos para ex-carroceiros. A deliberação faz parte de uma lei aprovada em 2018 no município, que coloca o fim das carroças, mas não foi executada na íntegra por não existir um projeto social que abrangesse a renda dessas famílias.
Com a nova gestão, no ano de 2021, houve uma análise para colocar em prática o projeto após dois anos de aprovação. Foi levantado que, devido às fragilidades da legislação, o projeto por si só, não conseguiria concluir os fins das carroças.
Gabriel Gonçalves, Secretário Especial de Bem-Estar Animal (SEBEA), explica o processo de implementação. “Começamos a escrever o projeto Canoas do Bem, que foi lançado em novembro de 2021. Assim criamos um expositivo financeiro, social, material e qualificação profissional através dos cursos oferecidos pela prefeitura”, explica.
Desenvolvimento do projeto
Foi criada uma campanha para que os ex-carroceiros pudessem se cadastrar, através deste cadastro foi realizada uma triagem para conferir se o reciclador se encaixava nas normas, e se realmente havia um cavalo e uma carroça. Após a aprovação no cadastro, Gabriel Gonçalves explica que “as carroças foram demolidas e os cavalos ficaram aos cuidados do município. E para quem não cumprir a lei, será multado e terá seu cavalo e carroça apreendido.”
O projeto Canoas do Bem proporciona vários benefícios para os ex-carroceiros como, curso profissionalizante, cesta básica, auxílio transporte e 300 reais durante seis meses.
Tiago Goulart é um dos beneficiados pelo programa e atua há seis anos no ramo. “É um excelente projeto, é um impulso para quem quer melhorar de vida, montar seu próprio negócio, se capacitar, se profissionalizar e se educar ambientalmente”. Ele ressalta, “eu mesmo vou abrir minha própria cooperativa.”
Até o momento foram entregues 41 triciclos, a meta até o fim deste ano é distribuir 200. Gabriel Gonçalves finaliza dizendo, “é uma forma de mostrar que o município de Canoas quer cuidar das pessoas, dos animais e do meio ambiente.”