As autoridades comunicaram que não será necessária a apresentação de testes para visitantes e moradores que estejam com a carteira de vacinação em dia.
Ana Júlia Alem
O Catar está se preparando para a Copa do Mundo há mais de dois anos, quando começou a construir os estádios para os jogos. Hoje, faltando apenas 25 dias para o início do campeonato, a correria para resolver tudo a tempo está ainda maior.
O Ministério da Saúde do Catar comunicou, nesta quarta-feira (26), que a apresentação de testes negativos para Covid-19 antes do embarque não será mais necessária, exceto para cidadãos do país, visitantes que estejam com as vacinas contra o vírus atrasadas e pessoas que apresentem sintomas da doença. Além disso, a organização divulgou novas normas em relação à pandemia que entrarão em vigor a partir de novembro.
Anteriormente, a comissão organizadora do evento, conhecida como Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC), havia decretado, em 29 de setembro, a obrigatoriedade de realização de testes de Covid-19 antes da embarcação para o país, independente do status de vacinação do indivíduo.
Outra determinação era que, para entrar em espaços públicos fechados, pessoas maiores de 18 anos precisavam se registrar no Ehteraz, aplicativo de registro oficial de visitantes que entram no Catar, para mostrar a confirmação da negativa do teste e a carteira de vacinação. Porém, após as mudanças divulgadas nesta quarta-feira, só será necessário mostrar o aplicativo para entrar em unidades de saúde.
As autoridades de saúde do país informaram, durante o comunicado, que o motivo das flexibilizações nas restrições se dão pelo aumento do número de pessoas vacinadas e pela diminuição de casos de Covid-19 em todo o mundo.