O procedimento para mudar a cor dos olhos é recomendado apenas para fins de saúde, sem motivos estéticos.
Sara Helane
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um homem mostra o procedimento que realizou para mudança na cor dos olhos. Conhecida como ceratopigmentação, esta técnica é irreversível e, segundo especialistas, é preciso ter cuidados ao realizá-la. O procedimento é uma espécie de tatuagem nos olhos feita, principalmente, em pessoas que têm a córnea esbranquiçada.
O procedimento
A oftalmologista Laís de Castro Oliveira explica que o procedimento pode ser feito de diferentes maneiras. “Através da técnica de micropuntura, são feitos microagulhamentos na camada córnea e é colocada a pigmentação, ou através de ‘pockets’, uma abertura, tipo um bolso mesmo, onde é injetada a tinta”, diz.
Laís ainda explica que, hoje em dia, o procedimento é indicado para pessoas que têm a córnea esbranquiçada, já que ela mantém a coloração e o aspecto dos olhos, fazendo desaparecer o aspecto mais claro. Além disso, a ceratopigmentação também é indicada em casos onde não há potencial de visão.
Em entrevista ao portal G1, o oftalmologista e diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) César Motta, afirmou que procedimentos como a ceratopigmentação, que ocasiona a mudança na cor dos olhos, não são recomendados para fins apenas estéticos.
Ainda em entrevistas, Motta afirmou que existem algumas maneiras de você tentar mudar artificialmente a cor do olho. “Você não consegue isso de uma maneira natural. As principais maneiras que existem são: implante de íris artificial, laser para despigmentar a íris e pigmentação de córnea”, explicou.
Riscos do procedimento
Segundo Laís, os riscos da ceratopigmentação são diversos e podem variar entre perfurações, infecções no pós operatório ou o procedimento não sair como desejado. Para evitar riscos, a oftalmologista recomenda que o paciente siga corretamente as recomendações dos médicos responsáveis. Apesar disso, ela explica que, havendo essas complicações, ainda podem ser feitos retoques e ajustes posteriormente.
A oftalmologista conta que, geralmente, quem procura a ceratopigmentação são pessoas que desejam melhorar o aspecto estético dos olhos que ficaram cegos e se tornam esbranquiçados com o passar do tempo.
Usar corretamente as medicações prescritas, evitar manipular os olhos e lavar as mãos antes de aplicar os colírios são os cuidados que devem ser aplicados pelo paciente no pós-operatório.