Dois clássicos regionais agitam as quartas de final da Copa do Brasil

In Esportes, Geral

Cruzeiro, Atlético-MG, Vasco e Botafogo disputam vaga na semifinal e premiação milionária.

Felipe Torquato

As quartas de final da Copa do Brasil 2025 começam nessa semana, com jogos na quarta-feira e quinta-feira. Pela primeira vez, dois clássicos regionais foram definidos nesta fase: o Atlético-MG enfrentará o Cruzeiro, em Minas Gerais, enquanto Botafogo terá pela frente o Vasco, no Rio de Janeiro.

O chaveamento foi feito em pote único, sem restrições, o que permitiu qualquer combinação entre os oito classificados: Athletico Paranaense, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco. A rodada ainda contará com os confrontos entre Bahia x Fluminense e Athletico-PR x Corinthians, além dos clássicos estaduais que prometem marcar esta fase do campeonato. 

Segundo o comentarista esportivo Caio Meneghello, o fator psicológico será decisivo. “A equipe que estiver mais preparada mentalmente e tecnicamente terá mais chances de avançar”, explica. No clássico mineiro não há favoritismo, mas no Rio, o Botafogo chega com certa vantagem sobre o Vasco em razão da qualidade do elenco.

Com a presença de dois clássicos regionais nas quartas de final, a expectativa é de estádios próximos da capacidade máxima e clima de rivalidade. Cruzeiro e Atlético-MG movimentam a capital mineira, enquanto a partida de Vasco e Botafogo promete ampliar a rivalidade histórica nos dois jogos do mata-mata.

Datas, mandos de campo e sorteio

Os confrontos terão início nos dias 27 e 28 de agosto com os jogos de ida, enquanto as partidas finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de setembro. O sorteio também definiu em quais jogos os times jogarão em seu próprio estádio. Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia e Vasco farão o primeiro jogo diante de sua torcida. Já os demais clubes terão a vantagem de decidir a classificação em seus estádios.

O novo formato de sorteio deste ano também trouxe uma inovação; pois já traçou o chaveamento até a final. Isso revela aos torcedores o possível caminho de cada clube na busca pelo título.

Os milhões da Copa do Brasil

Para Caio Meneghello, os clássicos aumentam a carga emocional da competição. Ao seu ver, a eliminação diante de um rival pode ser muito mais amarga, enquanto uma vitória no clássico pode se transformar em um triunfo histórico e combustível para o restante da temporada.

Além da vaga nas semifinais, os clubes disputam uma premiação financeira milionária. O campeão da edição 2025 receberá cerca de R$130 milhões por ter avançado por todas as fases do campeonato, além de garantir vaga direta na Copa Libertadores de 2026.

Isso significa que até mesmo o Athletico-PR, time que disputa atualmente a Série B do campeonato brasileiro, pode alcançar a vaga no principal campeonato de times do futebol sul-americano. Esse feito já foi conquistado pelo Santo André, em 2004, e pelo Paulista de Jundiaí, em 2005.

Gustavo Viana, torcedor do Cruzeiro, acredita que os clássicos movimentarão grande audiência. Para ele, as partidas das quartas de final são os principais jogos de seu time no ano. Por isso, espera uma grande festa de todas as torcidas que participam nesta fase da competição.

You may also read!

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Conselho Federal de Odontologia faz alertas sobre o morango do amor

O doce do momento agrada o público e apavora os dentistas. Príscilla Melo O Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu