Enem 2025 – 1° dia: acompanhe em tempo real

In Educação, Geral

A primeira etapa da prova nacional é aplicada hoje em todo o Brasil.

Da redação

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é aplicada hoje. Nesta primeira etapa, os participantes encaram 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. No próximo domingo, dia 16 de novembro, a segunda e última parte da prova conta com as questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

17h23 – Mais de 110 mil farão o Enem no Amazonas; 42,7 mil são da rede pública, aponta o MEC. Segundo o Painel do Enem, 85.402 inscritos no estado obtiveram isenção da taxa, enquanto 25.440 realizaram o pagamento.

16h56 – O Exame Nacional do Ensino Médio 2025 já está viralizando em memes nas redes sociais. Alunos postaram fotos e piadas sobre os lanches que levaram, o nervosismo que sentiram, e o tema da redação. Eleito como “o momento meme do domingo”, esses comentários refletem a tensão, o alívio e o humor que permeiam o exame nacional. 

16h37 – Como de costume, a prova deste domingo abordou interpretação de texto, atualidades e temas sociais. Alguns dos assuntos mais comentados do primeiro dia do exame foram questões relacionadas à Macedônia do Norte, Paolla Oliveira, Margot Robbie, Rayssa Leal e ao foco em meio ambiente.

16h05 – Enem em família: em Campinas (SP) pai, mãe e dois filhos fazem a prova juntos. Os quatro decidiram encarar o exame como uma oportunidade para aprender e se preparar para o futuro.

16h00 – Você sabia? Com a nota obtida no enem, o participante tem a oportunidade de ter acesso ao ensino superior em instituições privadas por meio dos programas do governo federal, como Fies, Sisu e Prouni. Além disso, a nota pode ser usada para processos seletivos em instituições públicas e estrangeiras. Para mais informações, acesse Gov.com.br

15h48 – Em Goiânia, um candidato se confundiu e errou o horário de entrada para realizar a primeira prova do ENEM. Ele afirma ter pensado que os portões seriam fechados às 13h30, e chegou no local às 13h15, 15 minutos após o fechamento dos portões. “Eu estava almoçando e ouvi na reportagem que a prova começava 13h30. Pensei que podia entrar até esse horário”, disse o candidato Rodrigo Pereira de Brito, de 26 anos, ao portal G1. Ele não pôde realizar o exame.

15h30 – Atenção: Os portões estarão abertos para a saída dos estudantes. Porém, não será permitida ainda a saída com o caderno de questões. Apenas os alunos que deixarem a prova 30 minutos antes do encerramento oficial, poderão levar o caderno de questões.

15h16 – Para aqueles que perderam o Enem 2025, a oportunidade ficou para o ano que vem. Mesmo quem pagou a taxa não poderá refazer o exame neste ano. Já os candidatos isentos, que faltaram sem justificativa, também precisarão aguardar a próxima edição para participar novamente.

15h08 – Apenas 12 candidatos tiraram nota mil na redação do Enem 2024, número abaixo do ano anterior, em que 60 participantes conquistaram a nota máxima. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas das redações, assim como os resultados do restante da prova, serão disponibilizadas oficialmente no dia 16 de janeiro de 2026.

14h43 – Em Porto Alegre, candidatos do ENEM que foram realocados para o Instituto Estadual Rio Branco após um incêndio atingir o Edifício Phoenix, prédio de 1884 onde seria aplicada a avaliação, ficaram sem lugar para fazer a prova. O incêndio aconteceu nesta quarta-feira (05). Segundo relatos colhidos no local, os estudantes só puderam adentrar o espaço da prova a partir das 14h, com uma hora de atraso com relação à norma.

14h21 – A professora de redação Priscila Strenzel afirma que o tema escolhido é pertinente, necessário e, com certeza, previamente pensado por quem treinou redação ao longo do ano. “O recorte temático envolvendo o envelhecimento populacional possibilita a discussão sobre seus impactos em diferentes setores da sociedade: saúde e bem-estar, trabalho, infraestrutura”, enfatiza. Além disso, a professora destaca que “a palavra perspectivas faz com que o candidato reflita sobre o futuro a partir da análise de forma crítica do nosso atual contexto social, sem esquecer de elaborar ações como proposta de intervenção”.

13h54 O tema da redação do Enem 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

13h50 – Raimunda Freire do Nascimento, de 64 anos, está prestando o Enem 2025 em Rio Branco (AC). É a primeira vez que a idosa participa do exame, motivada pelo sonho de cursar Administração. De acordo com o portal Poder360, o Enem quase triplicou o número de participantes com 60 anos ou mais.

13h41 – Em Cuiabá, no Mato Grosso, um candidato do ENEM foi empurrado por baixo dos portões da escola onde faria a primeira prova, segundos antes do horário de fechamento. A cena recebeu aplausos dos presentes.

13h30 – As provas do Enem 2025 já começaram. Dentro das salas, o clima é de total concentração. Candidatos iniciam as questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de começarem a desenvolver a redação, cujo tema será revelado daqui alguns minutos.  A duração total é de 5h30, e a saída sem o caderno só será permitida a partir das 18h30.

13h21 – Aluno em Mogi Guaçu (SP), na Escola Luiz Martini, perdeu o Exame Nacional do Enem 2025. O estudante relatou que esqueceu o Registro Geral (RG). Ele afirmou: “Procurei em toda a minha bolsa, tinha certeza de que estava aqui.”

13h18 – Os inscritos do ENEM que farão a primeira avaliação no prédio da Universidade Estadual do Piauí, a Uespi, tiveram um tempo menor que a norma para adentrar o local. A Uespi abriu os portões com três minutos de atraso — às 12h03, quando a regra é que seja às 12h. Os portões ficam abertos por uma hora. Às 13h, são fechados; às 13h30, tem início a prova. O horário de fechamento dos portões da Uespi não foi alterado em decorrência do atraso.

13h00 Os portões foram fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília). Candidatos que chegaram atrasados não conseguiram entrar e ficaram do lado de fora, em cenas já tradicionais do Enem. Dentro das salas, os estudantes se preparam para o início da prova, que começa às 13h30.

12h38 A cidade de Rio Bonito do Iguaçú (PR) não vai receber a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, depois de um tornado que deixou sete mortos e 700 feridos na região. As duas escolas estaduais que receberiam a aplicação tiveram sua estrutura comprometida. O governo do estado cancelou a prova neste sábado (09) e não há, até o momento, previsão para reaplicação.

12h30 Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, assunto que gerou muitas discussões nas redes. A prova trouxe também questões sobre inteligência artificial, cultura indígena e democracia. Agora, em 2025, cresce a curiosidade entre os candidatos para descobrir qual será o novo tema e se as questões manterão o nível de dificuldade da edição anterior.

12h21 – Mais de 4,8 milhões de candidatos são esperados para participar do primeiro dia de provas desta edição. Dentre eles, mais de 1,3 milhão de inscritos são concluintes do ensino médio em escolas públicas e, caso participem do Pé-de-Meia e estejam presentes nos dois dias de prova, terão direito a um adicional de 200 reais na conta do programa. 

12h10 O presidente da república Luis Inácio Lula da Silva (PT) fez publicação em seu perfil do X, antigo Twitter, desejando uma boa prova para quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo, 09. O presidente reforçou quais itens os estudantes devem levar ao local da prova — entre eles, cartão de confirmação, documento com foto e caneta preta de corpo transparente.

12h00 Pontualmente ao meio-dia, os portões foram abertos em todo o país para o primeiro dia de provas do Enem 2025. Muitos candidatos aproveitaram para revisar conteúdos e conversar com colegas. A prova de hoje conta com 90 questões, 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa.

11h30 – Desde o fim da manhã o movimento é intenso nos locais de provas do Enem 2025 em Pelotas, RS. Entre os candidatos, destaque para Isabella Sopeña, aluna do Colégio Militar Tiradentes, que sonha em cursar medicina. “Me preparei bastante, agora é manter a calma e dar o meu melhor”, contou antes de entrar. O clima é de expectativa e ansiedade entre os estudantes.

You may also read!

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Alto custo dificulta o desenvolvimento da patinação artística no Brasil

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo promove programas de base e parcerias para transformar o cenário da modalidade.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu