Festival nacional de museus comemora sua 15° edição

In Cultura, Geral

Primavera dos Museus tem como tema perdas e recomeços.

Lucas Pazzaglini

O Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), realizou, dos dias 20 a 26 de setembro, a Primavera dos Museus. O festival nacional, que tem como maior objetivo fortalecer os laços entre os museus e a sociedade, completa sua 15° edição neste ano. Durante a semana foram apresentados shows, lives educativas, apresentações teatrais, exposições em museus dentre outras atividades. As programações tiveram como tema principal: perdas e recomeços,que,segundo o diretor da Ibram, Pedro Mastrobuono, foi decidido em face à pandemia.

A Primavera dos Museus é um evento nacional que tem como principal objetivo a promoção dos museus para a comunidade. O evento, que já ocorre há 15 anos, tem um significado especial nessa edição. Segundo a Gestora do Museu da Cidade de Campinas, Adriana Barão, a partir dessa celebração “a sociedade começa a perceber que existem muitos museus e nós começamos a ganhar visibilidade”. A gestora ainda comenta que o tema principal da semana mostra uma maior preocupação com a responsabilidade social dos museus.

Contando com programações presenciais e online, a Primavera dos Museus pôde ser apreciada por um grande público. Segundo a organização do evento houveram mais de 680 inscritos, por volta de 700 museus envolvidos e 1700 atividades culturais apresentadas durante o festival. Uma das atividades foi a produção do espetáculo teatral “Floresta Viva” que, seguindo os protocolos de segurança, foi realizado na parte externa do Museu Catavento em São Paulo. Além disso, a responsável pela organização do evento, Ana Lima, ressalta que o museu se beneficiou muito da transmissão online, tendo a oportunidade de chegar em outros locais e estimular o interesse por museus.

A semana também marcou a volta do funcionamento dos museus, de forma mais completa, que estavam operando de forma restritiva durante a pandemia. Como no caso do Museu da Cidade de Campinas, participante desde a 6ª edição da campanha nacional, que após o evento abre as portas para um maior público. O museu estava desde março aberto, porém, de forma reduzida, com a vacinação será permitida a entrada de mais pessoas e a apresentação de maiores eventos e exposições.

A organização da 15° semana do evento teve início em julho, com o lançamento do tema da edição do festival, seguido pela apresentação da identidade visual e o texto base para que os museus pudessem preparar suas exposições, segundo a sugestão do Ibram. No estado de São Paulo mais de 50 cidades estiveram envolvidas no evento.

You may also read!

Dormir com pelúcia vira hábito entre adultos

Antes vista como algo infantil, dormir com ursos ganha espaço entre jovens e adultos em busca de conforto.  Vefiola

Read More...

Saúde mental se torna obrigação no trabalho

Empresas brasileiras serão obrigadas a incluírem serviço psicológico. Luiza Strapassan A partir do dia 26 de maio, as empresas

Read More...

Jovens realizam intervalo bíblico nas faculdades

Os alunos se reúnem para cantar, estudar a Bíblia e orar no intervalo das aulas. Nátaly Nunes Vídeos de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu