Entidade mudará o formato da Copa do Mundo, que passará a ter 104 jogos e a disputa de 32 times no mata-mata.
Ester Correa
A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) anunciou que a próxima Copa do Mundo (2026) terá 48 seleções e 104 jogos. O anúncio foi feito na última terça-feira (14) e 32 times estarão no mata-mata.
Essa será a primeira copa da história com 48 seleções participantes. A decisão foi tomada pelo conselho da FIFA, instância mais alta da entidade, que se reuniu em Kigail, capital de Ruanda.
Sendo assim, a competição terá um total de 104 jogos e 48 seleções, que serão distribuídas em 12 grupos com quatro integrantes na primeira fase. Os dois primeiros colocados de cada chave, e os oitos melhores terceiros avançam para as eliminatórias ou mata-mata. Depois disso, os jogos serão eliminatórios até a final.
As mudanças na estrutura do mundial foram muito discutidas nos últimos anos, mas só agora veio a aprovação do conselho da Fifa. A expectativa dessa nova configuração do campeonato, é que traga mais oportunidades para seleções de menor expressão, e principalmente que gere mais receita para a Fifa.
Sede da próxima Copa
A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. A sede será dividida entre os países, para aproveitar melhor a estrutura que eles oferecem. Com a presença de mais delegações, é necessária uma estrutura maior para receber equipes e torcedores, além do aumento de demanda dos estádios, partidas e movimentação financeira.