Após comprometer sua carreira no Big Brother Brasil (BBB), rapper muda aparência e assume nova postura
Mariana Santos
O Big Brother Brasil 2021 foi marcado por números inéditos. A maior rejeição obtida na eliminação da história do programa é um exemplo disso. A participante Karol Conká, que possuía carreira estruturada como rapper, saiu do BBB com 99,17% dos votos, ocasionando uma crise desafiadora para sua equipe de assessoria do lado de fora do reality.
Karol protagonizou cenas polêmicas de discussões e ofensas dirigidas aos participantes, sobretudo a Lucas Penteado que se sentiu humilhado e pediu para sair da Casa. Durante a exibição do programa, telespectadores usaram as redes sociais para demonstrar a insatisfação quanto ao comportamento da rapper. No Twitter, postagens como “Não tem marketing que me faça gostar da Karol Conká de novo”, ainda são frequentes mesmo após quase três meses da eliminação histórica.
Após a controversa participação da cantora no BBB, a agência Brunch avaliou o prejuízo de Karol Conká em 5 milhões (considerando o cancelamento do programa de TV do qual ela faria parte, quebra de contratos de shows e também a perda de posts patrocinados no Instagram). A realidade exigiu dos assessores da cantora uma estratégia bem estruturada de gestão de crise, para que a perda financeira fosse amenizada.
O planejamento da recuperação de imagem da “Mamacita”, como ficou conhecida, envolveu diversas ações de humanização e suavização. Ao sair da Casa, a postura e a forma de se expressar mudaram e puderam ser vistas em pedidos de perdão e apelos à família. A voz colocada de forma mais doce foi uma das estratégias, assim como a admissão de culpa nos primeiros minutos do lado “de fora”.
Apesar de não ter sido a única a lidar com a reputação prejudicada, Karol foi a que mais perdeu. Isso se deve ao fato dos demais participantes prejudicados serem ”Pipoca”, ou seja, participantes comuns, enquanto Karol fazia parte do “Camarote”, formado por artistas e famosos. A Rapper, chegou a ter 1,8 milhão de seguidores no Instagram durante o programa, mas terminou sua participação com 1,2 milhão. Após todos os trabalhos de recuperação de seu “nome”, Karol é seguida, atualmente, por 1,7 milhão de pessoas.
Em entrevista para o portal NaTelinha, Mariana Munis, professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, explicou a diferença nas roupas da artista e qual o impacto esperado dessa mudança: “Karol tinha uma imagem com cores mais fortes, acessórios de metal e couro: tudo isso para transmitir uma imagem de força e poder”, mas Karol abandonou o visual mais impactante para adotar algo mais suave, “Cores claras trazem proximidade e doçura. Azul claro reforça uma mensagem de confiança, honestidade e estabilidade que a Karol precisa transparecer nesse momento de crise”, destaca.
De acordo com o stylist da cantora, Dario Mittmann, a aparência não mudou por causa do ocorrido no reality, mas sim devido ao lançamento do single “Dilúvio”. A música descreve, em muitos aspectos, a trajetória da artista: “Se é essa intenção, toda essa pressão e tensão, sinto uma sensação de que foi tudo em vão”, diz um trecho. A estreia do novo projeto, juntamente com as demais ações de marketing estão sendo essenciais para a reestruturação da carreira de Karol Conká.