A previsão da inauguração do parque temático da NBA é em novembro, na cidade de Gramado.
Monise Almeida
A Liga Americana de Basquete (NBA), em parceria com a empresa Nacional Parque Basquete Brasil, trouxe novidade para os fãs do esporte da bola laranja. O Brasil terá o maior parque temático de NBA do mundo, conhecido como NBA Park. Ainda não há data definida para a abertura, mas a previsão da inauguração é em novembro, na cidade de Gramado, Serra Gaúcha (RS). Os organizadores do local prometem muito entretenimento e experiências marcantes.
“O NBA Park é um dos projetos mais importantes da liga no mundo, um enorme centro de entretenimento da NBA, onde vamos receber crianças, famílias, amigos, fãs de todas as idades para viver experiências incríveis o ano inteiro e se conectarem ainda mais com o jogo”, afirmou o vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, Sérgio Perrella, em um comunicado divulgado à imprensa.
Além dessa imersão, os visitantes também vão encontrar áreas “instagramáveis” para fotos, estações de videogame, exposições, máquinas de arremesso, restaurantes, Área Kids, NBA store e até o vestiário da NBA. Quanto mais próximo do fim do ano, a ansiedade dos fãs aumenta para conhecer o local. Giovanna Bertonetti, por exemplo, não perde um jogo da NBA. Mas quando está jogando basquete, perde a noção do tempo. “Não vejo a hora de poder participar de cada atração e vivenciar tudo o que o parque oferece, já vou preparada com a roupa dos Lakers para muitas fotos”, ela comemora.
O parque gaúcho será permanente e ficará na Avenida das Hortências, número 4.795. As pessoas de todas as regiões estão convidadas. Nem mesmo a distância de algumas cidades é um empecilho para os amantes do basquete.“Queria muito que fosse mais perto da minha casa, mas com certeza eu vou dar um jeito de ir visitar. A viagem será longa, mas o bom é que eu já aproveito e dou um passeio por Gramado também”, comenta o paulista Lucas Oliveira.
Gramado é uma cidade que já chama a atenção de visitas pelos seus pontos turísticos e atrações culturais. Agora, com essa novidade, a tendência é que ela se destaque ainda mais. O CEO do NBA Park, Jonas Ortiz, afirmou em pronunciamento para a imprensa sobre a importância de um parque como esse na terra gaúcha. “É um projeto muito especial. Ter o maior espaço temático NBA do mundo em Gramado mostra todo o potencial da cidade”, comemora.
Ascensão do basquete no Brasil
Por mais que o futebol tenha um lugar especial no coração do brasileiro, o basquete não fica para trás. Segundo as informações do IBOPE Repucom e da Kantar IBOPE Media, a ascensão da modalidade já ocupa a terceira posição em horas dedicadas na TV. São 365 horas de transmissão, em TV aberta e fechada de janeiro a maio de 2019. O esporte aparece como o quarto com maior volume de horas em TV durante os anos de 2015 a 2019, de acordo com essa mesma pesquisa.
O professor de basquete Raphael Mantoanelli explica o que deve ser feito para continuar nessa crescente com a prática do basquete no Brasil. “Um esporte ganha notoriedade quando ele é amplamente divulgado. Tivemos recentemente grande influência vindo do surf e skate com os medalhistas olímpicos do Brasil. Por causa deles, muitas crianças e adolescentes estão ingressando no esporte de alguma forma. Com o NBA Park vindo para o Brasil, não tenho dúvidas que o esporte passará a ser mais visto, logo, será mais praticado”, afirma.
Conforme o professor, quanto mais divulgado e famoso o esporte for, mais desejado e consequentemente praticado ele também será. Foi o que aconteceu com João Marques, um jovem universitário que tinha como preferência o futebol, mas hoje, é apaixonado por basquete. Quando criança, ele e seu pai foram em busca de uma escolinha de futebol, mas todos os times estavam sem vagas. Devido a falta de opção, acabou optando por ficar em uma equipe de basquete e após alguns dias de treino, João foi fisgado pelo esporte, no qual teve várias oportunidades e se identificou muito.
Na sua época do Ensino Médio, se tornou destaque da escola e até já teve a oportunidade de jogar em um campeonato no Chile. Na ocasião, voltou para casa com o jogo vencido e o troféu em mãos. “Peguei gosto pelo basquete, não imaginava que era tão divertido, acredito que se eu soubesse antes um pouco mais sobre o basquete, ele teria sido minha primeira opção”, afirma.
Um levantamento do IBOPE Repucom, o Sponsorlink, indica que desde 2018, os fãs do esporte se mantém em 42%, o equivalente a 40 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais em todo o país.