O que o IMC diz sobre sua saúde?

In Geral, Saúde

Estudos demonstram outros fatores de medição para determinar o estado de saúde das pessoas.

Gustavo Montejano

O Índice de Massa Corporal (IMC) identifica se o indivíduo está ou não no peso ideal e, para se realizar, basta um cálculo: dividir o peso pela altura ao quadrado e em seguida comparar o resultado com uma tabela de classificação do IMC. Essa medição, segundo o Ministério da Saúde, foi criada no século 19 pelo matemático Lambert Quételet.

No entanto, este cálculo, simples e prático, não revela todos os dados importantes sobre sua saúde e em alguns casos não é tão preciso, como analisado em um estudo conduzido por pesquisadores da universidade irlandesa College Cork. A relação cintura-quadril (RCQ), com o IMC, se torna um eficiente método para identificar riscos à saúde.

Qual o objetivo do IMC e RCQ?

A nutricionista Fabiana Pedrosa explica que as duas medidas, IMC e RCQ, têm propostas diferentes e reunindo os dados obtidos é verificado os resultados com as classificações de cada tabela. ”O IMC marca, de forma geral, se o indivíduo está dentro ou fora dos padrões de normalidade relativos ao seu peso. Esse padrão leva em conta faixa etária e gênero. A RCQ verifica se existem riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo que os dois são utilizados na população adulta e classificados por gênero”, explica Fabiana.

A nutricionista ainda esclarece, que o IMC não considera algumas exceções individuais e físicas e, por conta disso, deve ser, preferencialmente, usado em população geral, para formulação de dados demonstrativos.

Existem exceções 

O professor de educação física, Rafael de Azevedo, explica que o IMC é um parâmetro adotado pela OMS e existem classificações para os resultados obtidos, mas ele lembra que há exceções com relação à estrutura do corpo humano. ”Por exemplo, uma pessoa que faça academia e tenha muita massa magra (incluindo órgãos internos, líquidos, pele e músculos) pode ter um índice muito alto de IMC, pois dentro do contexto foi analisado o peso corporal total”, esclarece Rafael sobre um exemplo de exceção.

Feito o cálculo do IMC, já explicado anteriormente, basta comparar o resultado com as seguintes classificações, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde:

Menos de 16 está em magreza leve

Entre 16 e 17 está em magreza moderada 

Entre 17 e 18,5 está em magreza

Entre 18 e 25 está saudável

Entre 25 e 30 está em sobrepeso

Entre 30 a 35 está em obesidade grau 1

Entre 35 a 40 está em obesidade grau 2 (severa)

Mais de 40 está em obesidade grau 3(mórbida)

O profissional em educação física, Rafael, indica a balança de bioimpedância para obter um resultado exato considerando as exceções de cada pessoa. Dependendo do resultado, procure um médico para avaliar os riscos, assim como adverte o Ministério da Saúde.

You may also read!

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Esporte

A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado. Viktor Zimmer A Câmara

Read More...

Shakira é confirmada como atração principal do “Todo Mundo no Rio” em 2026

A artista fará show na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro em maio. Renata Afonso Shakira foi a

Read More...
A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado assume cargo de presidente interino do Peru

José María Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado José María Balcázar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu