Quadrilha é presa por induzir jovens ao suicídio

In Geral

Até o momento, o grupo é  acusado de provocar a morte de duas vítimas. 

Lucas Pazzaglini

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou a prisão de uma quadrilha, acusada de incentivar o autoextermínio através de redes sociais, no dia 29 de setembro. Foram expedidos mandados de prisão nos estados de Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a polícia, todos os 4 suspeitos foram detidos. As investigações contra o grupo começaram após duas jovens em Brasilia cometerem suicídio da mesma maneira.  

O grupo criminoso teve como vítima mais recente uma jovem de 22 anos que, por influência, tirou sua vida no dia 30 de março deste ano. A moça, que trabalhava em um escritório de advocacia, seguiu as orientações do grupo, e faleceu. Uma amiga da vítima morreu da mesma forma no mês de fevereiro. A polícia tomou conhecimento do grupo “após a chegada do laudo pericial dos computadores e do aparelho celular apreendido na residência da primeira vítima”, disse o delegado em entrevista ao G1.

De acordo com as apurações realizadas pela polícia, os criminosos atendiam as vítimas, diziam entendê-las e depois as incentivavam a cometer o autoextermínio. A mãe da jovem de 22 anos, Viviane Argentino, pede a punição dos delinquentes. “Eles precisam ser punidos. Eu sei que minha filha tinha depressão, mas eles a induziram, e incentivaram essa morte. Aproveitaram de uma pessoa fragilizada, a troco de nada”, pontuou em entrevista ao Correio Braziliense. Quem cuida do caso é a  6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), que segue as investigações para reconhecer outras vítimas da quadrilha.

Prevenção e cuidados

A psicóloga, Marcelle Monteiro Alves, fala sobre algumas atitudes que podem indicar pensamentos suicidas: “pessoas com falas de desvalor, desesperança, que nunca encontram soluções para os problemas, são pessoas que precisamos ficar em alerta”. Além disso, ela ressalta que é importante oferecer o espaço pessoal, mas que não podemos ter atitudes passivas diante de atitudes nocivas, nesse caso, a tentativa de suicídio. 

“É importante conversar sobre esse assunto e cultivar ambientes confortáveis para que as pessoas se sintam confiantes para falar dos seus problemas e sentimentos” pontua Marcelle. 

Existem canais públicos de atendimento para pessoas em situação de risco, como o Centro de Valorização da Vida, que atende de forma gratuita e 24 horas. Para entrar em contato basta ligar para o número 188, ou então pelo site.

You may also read!

O espaço do militarismo na vida de mulheres

Caroline Aguiar conta como a nova oportunidade para as meninas a partir do alistamento voluntário beneficia quem sonha com

Read More...

Aplicativos de namoro se tornam o novo LinkedIn

1 em cada 3 usuários conseguiram emprego por meio de aplicativos de relacionamentos como Tinder, segundo pesquisa da Resume

Read More...

Senado aprova mudança de nome de empresa para agência de turismo

Tal mudança regulamentará e aumentará o desenvolvimento socioeconômico local Melissa Conselho O Plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu