Quatro opiniões sobre o Mecanismo

In Cultura

A nova série da Netflix mexeu com o cenário político brasileiro e levantou opiniões a respeito do assunto

Emanuely Miranda

A Operação Lava-Jato, iniciada em março de 2014 pela Polícia Federal, busca investigar um sistema de lavagem de dinheiro que envolveu nomes do cenário político e empreiteiro. As fases operacionais desencadearam opiniões a respeito dos procedimentos adotados e, recentemente, deram origem a um produto audiovisual. Na última sexta (23), o serviço de streaming Netflix lançou uma série cujo enredo se concentra na operação e seus mecanismos. No entanto, a repercussão do lançamento divide as críticas, assim como ocorre em relação aos fatos reais que o embasam.

  1. “A série é excepcional”

Thiago Basílio, jornalista, admite que nunca viu nada parecido em termos de produção brasileira, exceto no caso da série Justiça. “A fotografia é excelente, a atuação é fantástica, o texto é incrível e o roteiro é muito bem trabalhado”, elogia. Ele acredita que algumas polêmicas poderiam ter sido evitadas, mas ainda assim, em sua opinião, autor e diretor têm liberdade artística para trabalhar. “Ser baseado em fatos reais que dizer que existe uma base, mas não necessariamente significa o todo”, pondera. Portanto, convida a todos para que assistam de mente aberta e sem amarras políticas.

2. “Estou esperando ansiosamente pela segunda temporada”

Emily dos Santos, universitária, se considera leiga em assuntos políticos. Para ela, a série foi didática a ponto de explicar de forma clara tudo que aconteceu. “Achei que os nomes tinham que ser expostos”, opina. Os produtores da série optaram por usar nomes fictícios em lugar dos reais. Os personagens remetem às pessoas de fato envolvidas na Operação. Em um dos papéis principais, está Selton Melo. “A voz dele é um espetáculo à parte”, brinca.

3. “Essa série gera reflexão’

Rui do Amaral, universitário, relembra House of Cards, série americana que gira em torno da Casa Branca. Em sua opinião, O Mecanismo tem teor político da mesma forma, mas gera maiores polêmicas por se tratar de uma realidade brasileira. “Essa repercussão será positiva para a Netflix porque, de um jeito ou de outro, todos estão falando da série”, acredita. A respeito da produção, Rui só faz elogios. “Tirando a parte ideológica, a série é muito boa do ponto de vista técnico”, opina.

4. “A ideia de fazer uma série sobre o cenário político brasileiro foi genial.

Juliano Santos, estudante, reforça a ideia de que a série é ficcional e, além disso refletirá a visão de uma das partes envolvidas visto que a produção foi inspirada no livro Lava Jato: O Juiz Sérgio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil. “A gente costuma ver como as coisas acontecem por fora, mas O Mecanismo nos traz a ideia de como funciona nos bastidores”, afirma. Ele ainda não terminou a temporada, mas gosta de ressaltar que, apesar de ser baseada em fatos reais, a ficção não é um veículo noticioso.

Link da Imagem:

https://goo.gl/JhmCUU

You may also read!

Fora das quadras: o que atletas fazem após se aposentar?

Como atletas de alto rendimento mudam a rotina – e a profissão – ao deixarem as competições. Helena Cardoso

Read More...

Deep fakes: o novo pesadelo da era digital

Especialistas alertam para traumas psicológicos e consequências legais para agressores, que podem pegar até 6 anos de prisão. Vefiola

Read More...

Plano Nacional de Educação não cumpriu suas metas

O prazo de 10 anos venceu em junho deste ano e precisou ser prorrogado. Nátaly Nunes A Campanha Nacional

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu