O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) Leão XIV, após dois dias de conclave.
Isabella Maciel
Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina hoje às 13h07. O novo papa, Robert Prevost, foi anunciado após dois dias de conclave. Ele será chamado de Papa Leão XIV, sucede o Papa Francisco e se torna o 267º líder da Igreja Católica.
O anúncio oficial foi feito pelo cardeal francês, Dominique Mamberti, prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, da sacada da Basílica de São Pedro, com a frase tradicional em latim: “Habemus papam” – “Temos um papa”.
O conclave, processo tradicional de escolha do pontífice, começou por volta das 17h45 no horário local (12h45 de Brasília) na Capela Sistina, na quarta-feira (7), reunindo 133 cardeais eleitores. O ritual, marcado por extremo sigilo, envolve rodadas sucessivas de votação, com sinais de fumaça preta (nenhum eleito) ou fumaça branca (papa escolhido) saindo da chaminé da capela para avisar os fiéis e o mundo.
A eleição seguiu a tendência das duas escolhas papais anteriores, em 2005 e 2013, ocorrendo já no segundo dia de conclave. A segunda fumaça preta apareceu ainda na manhã desta quinta-feira e também na rodada inicial, na quarta-feira, antes de finalmente vir a aguardada fumaça branca, sinalizando o consenso.
Conheça o novo Papa
O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, em 14 de setembro de 1955, e entrou para a história como o primeiro papa vindo dos Estados Unidos e o primeiro oriundo de um país de maioria protestante a liderar a Igreja Católica.
Conhecido como o “pastor de duas pátrias” por sua atuação missionária no Peru nos anos 1980, Prevost fala fluentemente espanhol e carrega um profundo entendimento das realidades latino-americanas.
Antes de ser eleito papa, ocupava o cargo estratégico de prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão central da Cúria Romana responsável pelas nomeações episcopais ao redor do mundo.
Milhares de fiéis lotaram a Praça São Pedro para aguardar a escolha e a primeira aparição do novo papa.