Seguradoras crescem na bolsa mesmo com a taxa Selic em alta

In Economia, Geral

Copom prevê novo reajuste na taxa Selic e investidores antecipam medidas.

Gabrielle Ramos

A mediana do relatório Focus para o IPCA de 2025, divulgado semanalmente pelo Banco Central, registrou alta pela décima sétima semana consecutiva. A projeção de 5,58% já supera o teto da meta, de 4,50%.

Para conter a inflação e mantê-la próxima da meta, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic de 12,25% para 13,25% no fim de janeiro. A expectativa é que o colegiado aumente os juros em mais um ponto percentual, chegando a 14,25% na próxima reunião, em março.

Diante desse cenário, investidores brasileiros reavaliam suas estratégias em busca das melhores oportunidades no mercado.

Expectativa para a economia

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Copom do Banco Central. Seu principal objetivo é controlar a inflação, influenciando o custo do crédito e o nível de consumo no país.

Com o aumento dessa taxa, os juros pagos pelo governo aos investidores que emprestaram dinheiro também sobem. Guilherme Pereira, investidor e consultor, explica que essa realidade faz com que o Brasil seja percebido como um país de maior risco, o que reduz o interesse de investidores estrangeiros e impacta negativamente os negócios listados na bolsa.

Como consequência, há um aumento na demanda por dólar e uma depreciação do valor internacional das empresas brasileiras. “Isso chama atenção do investidor nacional para investir mais no exterior a fim de ganhar com a alta do dólar”, complementa o consultor.

Impacto na renda variável

O jornalista especializado em finanças, Lucas Simões, destaca que este é um momento em que investidores de perfil mais conservador devem evitar ativos de renda variável. “Durante o ano, observamos uma queda generalizada nesses ativos, que são ações brasileiras, fundos imobiliários e ETFs”, ressalta.

Para Guilherme, investir em empresas em crescimento é como plantar uma árvore que levará tempo para dar frutos. No entanto, quando a taxa Selic está alta, o valor desses frutos no futuro diminui, pois o investidor pode obter um retorno significativo de forma mais segura, ao optar por aplicações atreladas à taxa.

Dessa forma, torna-se menos atraente assumir riscos ao investir em empresas que somente darão retorno ao longo prazo. “Isso diminui o interesse dos investidores e pode fazer com que as ações de empresas menores sejam mais impactadas”, afirma o investidor. 

Ao mesmo tempo, esse cenário pode representar uma oportunidade para adquirir bons investimentos a preços mais baixos e construir patrimônio a longo prazo. “Existe uma máxima no mercado financeiro que diz, compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”, destaca o jornalista.

Lucas recomenda que os investidores priorizem ações de setores mais resilientes, como bancos, seguradoras, companhias elétricas e saneamento básico. Por serem perenes, esses setores tendem a sofrer menos em momentos de instabilidade econômica e a se recuperar mais rapidamente em caso de queda.

Momento da renda fixa

Os especialistas afirmam que, em um cenário de Selic alta, os investimentos em renda fixa tendem a se destacar, especialmente os pós-fixados, como Tesouro Selic, CDB, LCA e LCI. Esse cenário pode beneficiar o investidor de longo prazo, especialmente aquele que sabe identificar boas oportunidades.

O consultor explica que, nessas condições, os títulos públicos passam a pagar juros maiores, tornando os antigos menos atrativos e diminuindo seu valor no mercado. Em contrapartida, quando a Selic cai, os títulos novos pagam juros menores, permitindo a venda com uma margem maior de lucro.

Por isso, ele recomenda buscar educação financeira e evitar seguir recomendações de investimentos. O ideal é filtrar aqueles que podem se beneficiar com a Selic alta e tomar decisões de forma autônoma, considerando a realidade pessoal de cada um.

You may also read!

Decreto dispensa laudo para oferta de Atendimento Educacional Especializado 

A nova regra tem como objetivo garantir o direito à educação de maneira igualitária.     Raíssa Oliveira A Política

Read More...

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu