Brasil bate recorde no jogos Parapan-Americanos de Lima

In Esportes

Para esta edição dos jogos Parapan-Americanos, o Comitê Paralímpico estabeleceu, em 2017, um planejamento contínuo de oito anos

Djuliane Rodrigues

Os jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 finalizaram neste domingo, 1° de setembro, após nove dias de disputas. O Brasil teve recorde de 308 medalhas conquistadas. Delas, 124 foram de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Isso corresponde ao dobro de condecorações em comparação com os Estados Unidos, que foram vice-campeões na capital peruana com 57 medalhas de ouro – 182 no total. 6680 atletas de 41 países em 39 modalidades participaram da competição.

A Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou que foi uma competição trabalhosa. “Nós tínhamos como meta liderar o quadro de medalhas, como foi nas últimas três edições, mas foi uma competição desafiadora”, reiteram. O atleta Ariosvaldo Fernandes, mais conhecido como Parré, foi um dos que participaram do Parapan 2019. Em Lima, ele competiu no atletismo na cadeira de rodas, nas provas de 100 e 400 metros. Ganhou o ouro nas duas. Além disso, participou da equipe de revezamento, que levou a prata. Parré conta que treinou três meses para esta competição e que o foco e determinação foram essenciais para as vitórias.

Para esta edição dos jogos Parapan-Americanos, o CPB estabeleceu, em 2017, um planejamento de oito anos. O objetivo é conquistar de 60 a 75 medalhas em Tóquio 2020 e de 70 a 90 medalhas quatro anos mais tarde, em Paris 2024.  Ele tem como meta consolidar o esporte paralímpico do ponto de vista do desenvolvimento e da renovação. Com o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, maior legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, houve um crescimento da prática de desporto em alto rendimento para pessoas com deficiência. Também foi o local em que parte da preparação para o Parapan foi realizada.

A próxima edição do Parapan será em Santiago, no Chile, e o Brasil busca liderar o quadro de medalhas como fez nas quatro últimas edições: Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019. Mizael Conrado, presidente do CPB, espera superar as expectativas dos anos anteriores. Os locais das provas serão escolhidos em eleições realizadas pela Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).

 

You may also read!

Alta da carne e dos óleos eleva índice global de preços dos alimentos

Consumidores sentem no bolso o impacto da carne, apesar da queda de outros produtos. Vefiola Shaka  Os preços dos

Read More...

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu