Liz Truss renuncia após 45 dias como primeira-ministra do Reino Unido

In Geral, Mundo, Política

A governante, que substituiu Boris Johnson, foi a terceira líder consecutiva a deixar o cargo antes do tempo na nação.

Helena Cardoso

Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido renunciou apenas 45 dias depois do início de seu mandato. A governante assumiu o cargo no dia cinco de setembro deste ano, mas estava sofrendo fortes pressões após apresentar um plano econômico polêmico, revoltando tanto o mercado quanto seu próprio partido, enquanto a inflação do país ultrapassava os 10%.

A proposta objetivava um “corte amplo e severo” de impostos no Reino Unido, além de um empréstimo bilionário que deveria cobrir o rombo nas contas públicas. A proposta foi muito mal recebida, e em um pronunciamento realizado hoje (20) na porta de Downing Street, Liz Truss informou sua renúncia, afirmando já ter comunicado o rei Charles III.

Crises no parlamento

Anteriormente, o governo havia assegurado que a primeira-ministra não deixaria o cargo antes da implementação do plano, em 31 de outubro, e o porta-voz afirmou que ela cumpriria o tempo estabelecido de mandato. Entretanto, no decorrer da semana, cada vez mais parlamentares pediam a saída da líder, inclusive membros do partido Conservador, do qual Liz faz parte.

O governo da chefe de estado já apresentava instabilidades nos últimos dias. Ela perdeu o ministro de Finanças, responsável pelo plano econômico, e Suella Braverman, ministra do Interior, que renunciou ontem (19). A crise, que já estava estabelecida, se aprofundou e acelerou com a saída de Suella.

Carreira política de Liz Truss

Liz é conhecida por ser admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher e defensora do livre-comércio, representando a ala mais à direita do Partido Conservador. Liz se formou na Universidade de Oxford em economia e política. Foi vereadora no sudeste de Londres e deputada pelo distrito eleitoral de South West Norfolk, no leste da Inglaterra, em 2010. Em 2012 passou a ocupar diversos ministérios, indo desde secretária de Estado de Educação até ministra do Meio Ambiente. Além disso, foi a primeira mulher ministra da Justiça e, depois, secretária-chefe do Tesouro.

Renúncia de Boris Johnson

Liz Truss assumiu o cargo após a renúncia de Boris Johnson, que aconteceu após diversos escândalos. O mais recente, considerado a “gota d’água”, foi um escândalo sexual envolvendo um dos aliados do ex-primeiro-ministro. O Premier nomeou o deputado Christopher Pincher para um cargo de confiança após uma acusação de assédio, além de ser acusado de violação das regras do lockdown (Party gate).

Foto: Reprodução/Instagram

You may also read!

Alta da carne e dos óleos eleva índice global de preços dos alimentos

Consumidores sentem no bolso o impacto da carne, apesar da queda de outros produtos. Vefiola Shaka  Os preços dos

Read More...

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu