Conheça Iñaki Williams: espanhol naturalizado que decidiu jogar por Gana

In Copa do Mundo, Esportes, Geral

Ídolo do Athletic Bilbao pretende jogar a Copa do Mundo pela seleção de origem dos seus pais.

Gabrielle Ramos Venceslau

Iñaki Williams, 28 anos, é atacante na equipe do Athletic Bilbao e neste ano deve jogar a Copa do Mundo, mas não pela Espanha, país onde nasceu, e sim pelo país de origem de seus pais, Gana. O jogador anunciou que agora vai defender a seleção ganesa: “Sinto que chegou o momento de me encontrar com minhas raízes, comigo mesmo e com tudo que África e Gana significam para minha família e para mim”, declarou.

O atacante já atuou nas seleções de base da Espanha, jogando em um amistoso contra a Bósnia em 2016 pelo time principal. Pelas regras atuais da FIFA, essa atuação não inviabiliza que o jogador defenda outro país. “Sou mais um dos Black Stars”, disse Iñaki Williams se referindo a seleção de Gana, que está no Grupo H da Copa do Mundo, ao lado da Coreia do Sul, Portugal e Uruguai. 

História e feitos

Nascido em Bilbao, filho de pais ganeses que chegaram à Espanha após atravessar o Saara a pé e pular uma cerca da fronteira localizada em Melilla, Iñaki Williams Arthur é um jogador de futebol hispano-ganês, nascido no País Basco, que atua como atacante no Athletic Bilbao. Além dele, seu irmão, Nico Williams, também joga no mesmo time. Eles são uns dos únicos negros da história do clube. 

Iñaki passou a maior parte de sua infância morando em Pamplona, onde iniciou a carreira como jogador de futebol no Pamplona Swimming Club. Foi durante esta época que ele foi visto pelo Athletic Bilbao, que o contratou para o  time juvenil do clube aos 18 anos. 

Na sua primeira temporada com o time, causou boa impressão ao marcar praticamente um gol por jogo, sendo o primeiro negro a marcar gols pelo clube. Assim, a equipe terminou como vice-campeã na Copa do Rei Juvenil de Futebol. Sua atuação rendeu um contrato de junho de 2013 até 2017. 

Em março de 2015 estreou com a seleção da Espanha sub-21 e em maio de 2017 foi convocado para disputar a Eurocopa sub-21 , finalizando sua aparição com três gols em partidas distintas. 

No ano passado estabeleceu um recorte na “La Liga” após tornar-se o primeiro atleta na história da competição a jogar 203 rodadas seguidas em campo, ou seja, não se ausentou de nenhuma partida. Ao todo, o atacante tem 93 gols em 376 jogos pelo Bilbao, com quem tem contrato até 2028. 

Expectativa de Gana

A estreia do jogador na seleção ganesa ocorreu em 23 de setembro deste ano, às 15h30 (horário de Brasília), em amistoso contra o Brasil. Durante a concentração para a partida que ocorreu no Stade Océane, na cidade de La Havre, na França, foi recebido pelos seus companheiros com alegria. Em um hotel, o atacante passou por um “trote”, no qual todos os jogadores que passam pela primeira convocação participam. Iñaki mostrou suas habilidades com danças na frente de todo o elenco de Gana. 

A decisão de defender a pátria de seus pais aconteceu em julho deste ano. Por isso, Otto Addo, treinador da seleção, o chamou para enfrentar o Brasil e posteriormente Nicarágua, no dia 27. Contudo, Iñaki já havia recebido outros convites para jogar pela seleção do continente africano, mas até então nunca tinha aceitado. Pois se considerava espanhol e achava que ao aceitar o convite estaria tirando a vaga de um ganês. 

O atacante apenas mudou de opinião após viajar para Gana durante as férias do verão europeu deste ano. A estada no país o fez se reconectar com a terra natal de seus pais e conhecer seus familiares. Apesar disso, na visão do jornalista ganês Nuhu Adams, essa decisão não é inteiramente movida pelo sentimento de amor à pátria. “Ele estava esperando uma convocação da Espanha, mas percebeu que não conseguiria”, afirma em entrevista ao Globo Esporte. 

Assim, a oportunidade de jogar por Gana seria possivelmente a última chance de disputar uma Copa do Mundo em alto nível de rendimento. “Ele vê como uma grande oportunidade de mostrar ao mundo do que ele é feito”, complementa Adams, que cobriu a seleção ganesa em Le Havre.

Foto: Reprodução/Instagram

You may also read!

Pausa do mundo online é necessária para manter o equilíbrio emocional

Em um mundo cada vez mais digital, a busca por equilíbrio mental e físico se torna necessária para fugir

Read More...

Fora das quadras: o que atletas fazem após se aposentar?

Como atletas de alto rendimento mudam a rotina – e a profissão – ao deixarem as competições. Helena Cardoso

Read More...

Deep fakes: o novo pesadelo da era digital

Especialistas alertam para traumas psicológicos e consequências legais para agressores, que podem pegar até 6 anos de prisão. Vefiola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu