Cientistas escrevem carta pedindo pausa em pesquisas sobre Inteligência Artificial

In Ciência e Tecnologia, Geral

Cientistas assinaram, nesta quarta-feira (29), carta em que pedem pausa de até seis meses em pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial (IA).

Sara Helane

Em uma carta publicada no site futureoflife.org, cientistas e outros nomes famosos pedem que empresas parem com experimentos de Inteligência Artificial (IA) por um período de pelo menos seis meses. A petição acontece pelo desejo de que sejam incluídos protocolos de segurança no sistema.

A carta pode ser assinada por qualquer pessoa e já conta com a assinatura de nomes como Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Twitter, Steve Wozniak, cofundador da Apple e Evan Sharp, cofundador do Pinterest. 

O documento fala que esse pedido não significa necessariamente uma pausa no desenvolvimento da IA em geral, mas apenas uma mudança de foco para tornar esse sistema mais seguro. “A pesquisa e o desenvolvimento de IA devem ser reorientados para tornar os sistemas avançados e poderosos de hoje, mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis ​​e leais”, diz a carta.

Problemas gerados pela Inteligência Artificial

As imagens do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sendo preso e do Papa Francisco com um grande agasalho branco viralizaram na última semana por serem imagens feitas com IA, e tiveram a veracidade questionada, o que levou muitos a perceberem um dos maiores riscos do mal uso desse sistema, a Fake News. 

O texto faz uma crítica ao “fazer depois corrigir” que empresas que utilizam IA acabam aderindo, exemplo da OpenAI, fundadora do ChatGPT, que permitiu que o público usasse a ferramenta antes mesmo que ela estivesse pronta.

Sobre o uso da IA na atualidade os autores observam que o nível de planejamento e gerenciamento que sistemas como a IA precisam infelizmente não está acontecendo. “Nos últimos meses, vimos os laboratórios de IA se lançando em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar cérebros digitais cada vez mais potentes que ninguém, nem mesmo seus criadores, podem entender, prever, ou controlar, de forma confiável”, expressa o pedido.

Os autores ainda complementam que, sistemas como a IA devem ser desenvolvidos apenas quando os criadores estiverem confiantes se seus efeitos serão positivos e se os riscos serão gerenciáveis. 

Ainda é enfatizado que se tal pausa não puder ser rapidamente decretada, caberá aos governos o dever de intervir e instituir outro prazo. Os autores concluem que a humanidade pode desfrutar de um futuro próspero com a IA e que essa pausa é necessária para não haver riscos mais à frente. “Tendo conseguido criar poderosos sistemas de IA, agora podemos desfrutar de um “verão de IA” no qual colhemos os frutos, projetamos esses sistemas para o claro benefício de todos e damos à sociedade uma chance de se adaptar”, diz a carta.

You may also read!

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Esporte

A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado. Viktor Zimmer A Câmara

Read More...

Shakira é confirmada como atração principal do “Todo Mundo no Rio” em 2026

A artista fará show na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro em maio. Renata Afonso Shakira foi a

Read More...
A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado assume cargo de presidente interino do Peru

José María Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado José María Balcázar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu