Atribuir tarefas para as crianças contribui no aumento da independência

In Cultura, Geral

Saiba porque envolver as crianças nas tarefas de casa pode contribuir para que elas sejam mais independentes e responsáveis. 

Estefany Antunes

Você encoraja seu filho a colaborar nas tarefas de casa? Atribuir responsabilidades aos pequenos pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia, coordenação motora e autoestima, ainda auxiliando o seu desenvolvimento e a inclusão na sociedade. A independência das crianças está ligada a forma com que os pais educam e ensinam em momentos diferentes do dia a dia.

“Quando pensamos em independência e responsabilidade é de suma importância que seja ensinado ainda na infância. No decorrer da vida, em situações que demandem independência, essa criança se tornará um adulto que sabe como reagir e lidar diante do evento”, comenta a psicóloga infantil Aline Lima. 

Envolver as crianças nos afazeres de casa pode ser difícil porque demanda tempo, porém, traz muitas vantagens a longo prazo. É nesse momento em que aprendem a disciplina, empatia e também descobertas sobre suas novas habilidades.

É importante fazer o convite aos pequenos, de forma natural e leve, sempre visando o seu bem-estar. Idália Alves é mãe de dois filhos, Gabriel, de 10 anos, e Luiza, de 4 anos. Quando as crianças estão indispostas, ela fala palavras de incentivo, enfatizando sempre que a ajuda delas é muito importante e que são excelentes ajudantes. 

O elogio está sempre presente na rotina de tarefas da família. “Percebi que depois que Luísa começou a ajudar, ela ficou mais organizada. Sempre quando chega da escola, já coloca as coisas no lugar”, cita Idália. 

Como incluir as crianças nas tarefas diárias?

Envolver as crianças não é uma tarefa fácil para os pais, mas algumas atitudes contribuem para que a ajuda aconteça de forma natural. Confira algumas dicas deixadas pela psicóloga Aline:

  • Não faça tudo por eles (permita que eles ajudem na sua rotina);
  • De espaço para que eles tentem realizar algo e se errarem mostre como fazer corretamente; 
  • Deixe que as crianças façam escolhas (a roupa, o sapato, escolher algum     alimento/brinquedo); 
  • Estimule em atividades básicas como guardar o brinquedo/colocar a mamadeira no lugar certo;
  • Deixe que os pequenos se alimentem sozinhos, pois isso ajuda na coordenação motora;
  • Tente não agir de maneira superprotetora, mas sempre se mantenha perto.

A importância de começar cedo

Um estudo feito pela Universidade de Minnesota coletou dados ao longo de mais de 20 anos, trazendo informações sobre o tema. De acordo com o estudo, o melhor preditor do sucesso no início da juventude, analisando fatores como a conclusão das etapas educacionais, a carreira profissional e os relacionamentos pessoais, acontece se os participantes começaram a fazer atividades domésticas quando ainda eram pequenos, por volta de 3 a 4 anos.

A pesquisadora Kris Loubet finaliza dizendo que as tarefas domésticas parecem ter uma “recompensa”, além de fazer com que as crianças aprendam a manter uma casa em ordem. “Todos os pais com quem trabalho sonham com o sucesso nessas áreas para seus filhos”, completa a pesquisadora em seu estudo.

Embora haja estudos e pesquisas feitas sobre o assunto, os pais ainda têm dúvidas se devem ou não atribuir tarefas às crianças. Delegar tarefas para os filhos é indicado desde que seja feito de maneira correta e pensando na sua faixa etária. “A melhor idade para envolver elas é a partir do momento que conseguimos observar que são capazes de realizar a atividade proposta”, finaliza Aline Lima.

You may also read!

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Conselho Federal de Odontologia faz alertas sobre o morango do amor

O doce do momento agrada o público e apavora os dentistas. Príscilla Melo O Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu